Como fazer a Candidatura?

Passo 1: Escolher o Curso na UC

Em cada ano letivo de candidatura há várias fases (períodos) de candidatura à UC, tipicamente 1.ª, 2.ª e 3.ª fase.

No atual site verifique o tipo de formação a que se vai candidatar: licenciatura, mestrado, doutoramento, curso não conferente ou unidades isoladas, e a área de formação, navegando nas Faculdades/Unidades da UC .

A seguir, pesquise com mais detalhe a oferta formativa da UC em www.uc.pt/go/cursos, e descubra o percurso que melhor se adapta às ambições e objetivos de formação pretendidos, consultando o plano de estudos e a descrição das unidades curriculares.


Passo 2: Verificar prazos e documentos

Se obteve o grau anterior na UC (após 2007) não precisa de apresentar o diploma. Se tem documentos estrangeiros pode necessitar de validações adicionais (ver Entrega de documentos).

Consulte os prazos para o curso e tipo de candidatura que pretende e confirme antecipadamente a validade do seu documento de identificação: Passaporte, Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identificação nacional.

Se está a concorrrer a licenciatura, mestrado ou doutoramento vai também precisar do documento que comprova a habilitação anterior, como a conclusão do ensino secundário, diploma de licenciatura ou mestrado.


Passo 3: Submeter a candidatura

Durante o prazo de candidatura, aceda à plataforma informática InforEstud@nte UC em www.uc.pt/go/inforestudante e realize a candidatura de acordo com as instruções e ajuda aí disponibilizadas. Todo o processo decorre no Inforestud@nte, incluindo notificações, troca de mensagens com os serviços, entrega de documentos, consulta de resultados.


Passo 4: Lacrar e efetuar pagamento

No InforEstudante, após inserir toda a informação necessária dentro do prazo definido, lacre a candidatura para finalizar a submissão. Após esta ação ficará disponível a informação para o pagamento do emolumento da candidatura (50€). Sem este pagamento realizado dentro do prazo definido a candidatura não segue para avaliação da UC.


Passo 5: Consultar Lista Provisória

Aceda ao Inforestud@nte e consulte a lista provisória com os resultados de todas as candidaturas realizadas na mesma fase e curso. Se considerar que tem motivo para isso, pode apresentar reclamação fundamentada do seu resultado, através da opção "Balcão Académicos » Requerimentos", no prazo definido.


Passo 6: Consultar Lista Definitiva

Após as eventuais alterações ocorridas com a lista provisória, consulte no Inforestud@nte a lista com o resultado final de todas as candidaturas.

  • Se "Colocado" vai receber uma notificação com o prazo e orientações para realizar a matrícula e inscrição no curso da colocação. Se "Não Colocado" pode transitar gratuitamente a candidatura para a fase seguinte, caso exista.

Se foi colocodo/a na UC a próxima etapa é receber uma notificação com o prazo e orientações para realizar a matrícula e inscrição no curso da colocação, sempre no InforEstud@nte.

No prazo indicado, aceda ao Inforestud@nte para realizar a matrícula no curso da colocação e lacrar a inscrição com as unidades curriculares a frequentar no ano letivo da candidatura.

No final deste passo será Estudante da UC. Parabéns e Bem-Vindo/a!

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO