"Segredos da Beja Romana", de José d'Encarnação, recebe prémio da Academia Portuguesa da História
A publicação, da autoria do investigador do CEAACP e com ilustrações de José Luís Madeira, recebeu um dos 10 prémios da Academia Portuguesa de Ciências em 2024
O livro "Segredos da Beja Romana”, da autoria de José D’ Encarnação, investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, foi distinguido com o Prémio Augusto Botelho da Costa Veiga, da Academia Portuguesa da História, de 2024.
Publicada pelo CEAACP, esta obra reune um conjunto de inscrições que José d’ Encarnação publicou no Diário do Alentejo, provenientes da cidade e da região de Beja, com comentários e explicações acessíveis aos comuns leitores, e ilustradas por José Luís Madeira.
O livro foi apresentado em Beja, no Largo da Conceição, em Maio deste ano, durante o Encontro Internacional "Escritas e Leituras do Passado Romano", organizado pelo CEAACP, em associação com o Museu Rainha Dona Leonor, MMP-EPE e o Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
A apresentação deste livro ficou a cargo do ator e cidadão de Beja/Pax Iulia Bruno Ferreira, que como bem referiu:
"(...) é notável a forma aparentemente simples, mas apenas ao acalce de um grande conhecedor, como nos são contadas estas histórias da História; os capítulos; os segredos da Beja Romana. O autor trata por tu, ainda que com plena delicadeza, as pedras milenares que até hoje nos chegaram, muitas delas amputadas, outras tendo sido convertidas em soleiras de portas, partes de muralhas, sustentação de pareces ou, simplesmente, tendo sido abandonadas à sua sorte. José d’Encarnação analisa ao detalhe cada uma dessas pedras. Com a mestria e desenvoltura de quem muito sabe e conhece, desdobra-lhes as siglas e as abreviaturas dos epitáfios, fazendo crescer frases, dando-lhes assim, contexto e sentido.
(…)
Contudo, e apesar de se debruçar mormente sobre o momento da passagem para o etéreo, este livro conta-nos histórias inteiramente vivas. Com uma escrita acessível e apelativa, o autor escreve como se falasse com o leitor. Desafia-o; coloca-lhe questões, indaga-o sobre hipóteses. Trata-se, no fundo, de uma conversa entre o autor e os seus leitores. Um diálogo cativante e envolvente."
Caso tenha interesse em adquirir esta obra, poderá contactar o CEAACP através do email: ceaucp@ci.uc.pt