Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

O Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) é uma Unidade de Investigação & Desenvolvimento da UC, sediada na FLUC. Ancorado nos Estudos Clássicos, património cultural da humanidade, reflete sobre a matriz clássica na longa duração. Tendo por domínios basilares os Estudos Gregos e Latinos e os Estudos Medievais e Renascentistas, com ênfase no Mundo Lusófono, estende o seu trabalho científico ao Património Cultural Clássico e Português, de que os Estudos de Receção, os Patrimónios Alimentares e os Fundos Musicais são três áreas particularmente dinamizadas. A Literatura, a Filosofia, a História Antiga e a Arqueologia completam o reportório de investigação humanística promovido no CECH.

Em 2010 o CECH promoveu, pela primeira vez, os Opera in Fieri, iniciativa que tinha por principal objetivo criar um espaço de debate para jovens investigadores discutirem o progresso dos seus trabalhos. Embora destinado a investigadores sobre os Estudos Clássicos, o propósito foi, sempre, promover discussões interdisciplinares. Dessa forma, aceitava propostas sobre outros campos de estudo, desde que a investigação principal se encontrasse dentro dos limites históricos ou conceptuais do chamado “Mundo Antigo”. A última edição realizou-se em 2017, numa coorganização do CECH e da Origem da Comédia, secção jovem da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos. Retomando o espírito que levou à criação dos Opera in Fieri, surge agora, em 2022, o I Fórum-Estudante de Estudos Clássicos e Humanísticos. Os trabalhos estão planeados para dois dias, animados por dois momentos artísticos, de expressão de Patrimónios Culturais Imateriais que muito significam para a nossa identidade: o Fado de Coimbra (Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra) e o Teatro Clássico (XXIII Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico).

A Comissão Executiva do fórum é composta por estudantes de doutoramento de Estudos Clássicos da FLUC, seus primeiros promotores. Como estudantes e investigadores, muito do nosso trabalho intelectual consiste em descobrir “coisas”, em formular ideias e em ligá-las em discursos coerentes e bem fundamentados. Na verdade, vamos criando hipóteses explicativas do que estamos a observar. Cada um de nós tem as suas "teses" para defender, perante professores e pares. Antes de chegarmos ao 3º ciclo de estudos, vivemos outras experiências de criação de “teses”, tanto em mestrado, como em trabalhos de maior fôlego elaborados durante a licenciatura. É por isso que o nosso fórum-estudante é um espaço inclusivo, pensado para colocar em diálogo teses de vários níveis de formação e investigação!

Call for Papers


Línguas de apresentação

Português

Inglês

Espanhol

Datas

Receção dos resumos: 20 de abril de 2022

Notificação de aceitação: 30 de abril de 2022

Mais informação aqui: https://forumestudante2022.wixsite.com/i-feech2022/general-4