/ Investigação / Projeto geral / Associação Cultural Thíasos / Produções

Agamémnon

Estreia: 26 abril, 2007

Agamémnon de Ésquilo

Encenação: Lia Nunes

Tradução: Manuel Oliveira Pulquério

Sinopse

A peça Agamémnon foi apresentada pela primeira vez em Atenas no ano de 458 a.C.. Foi escrita por Ésquilo (525 a.C. – 456 a.C.) e faz parte de uma trilogia intitulada Oresteia, a única trilogia completa que chegou até aos nossos dias, composta por três tragédias: Agamémnon, As Coéforas e As Euménides. A trilogia é inspirada nas histórias do regresso dos heróis que lutaram contra a cidade de Tróia.

Agamémnon teve que sacrificar a filha Ifigénia a Ártemis, no início da guerra, para que os Exércitos gregos chefiados por ele pudessem chegar a Tróia. Na realidade Ifigénia não morreu durante o sacrifício, pois foi poupada pela deusa que a transformou numa sacerdotisa da cidade de Tauris. Acreditando que a filha havia sido morta, Clitemnestra jurou vingança. Tornou-se amante de Egisto, filho de Tiestes, e começou a conspirar contra o marido durante sua longa ausência.

Agamémnon regressa vitorioso após dez anos de guerra em Tróia, mas é imediatamente assassinado por Clitemnestra e Egisto, tal como Cassandra, princesa troiana, que recebera por escrava.

Ficha técnica

Sonoplastia: Tiago Cabral

Luninotecnia: Carlos Santos e Vitor Teixeira

Coreografia: Andreia Paixão

Figurinos: Maria João, Inês Santos

Elenco

Delfim Leão (Agamémnon)

Sónia Simões, Ângela Leão (Clitemnestra)

Patrícia Ligeiro (Cassandra)

Nelson Ferreira (Egisto)

Mário Pais, Ândrea Seiça (Vigia)

Coro: Carlos Jesus (Corifeu)

Artur Magalhães

Ândrea Seiça

Luís Albuquerque

Joana Militão

Linda Miriam

Ana Fonseca

Susana Bastos

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO