/ Investigação / Projetos complementares

Artes Docendi – Investigação e Formação em Didática dos Estudos Clássicos

O projeto complementar Artes Docendi pretende ser um ponto de referência para todos aqueles que se interessam por questões ligadas à didática dos Estudos Clássicos. Com este desiderato, assenta em três vertentes fundamentais: a investigação, a formação (inicial e contínua) de formadores e a produção de materiais didáticos.

A área da Didática em geral – e a das Línguas em particular – nunca constituiu uma aposta privilegiada dos agentes educativos dos vários níveis de ensino. Nas últimas décadas, porém, tem-se assistido a um desenvolvimento significativo desta área, particularmente no âmbito do conhecimento didático com base em investigação.

Criado em 2015, o projeto Artes Docendi nasce da necessidade premente de um investimento efetivo também na área específica da Didática do Latim (e do Grego).

Os principais objetivos deste projeto consistem em:

• fomentar a reflexão sobre as práticas de ensino na área da Cultura e Línguas Clássicas, em geral, e do Latim, em particular, no sentido de motivar e envolver efetivamente o aluno no processo de ensino-aprendizagem;
  • impulsionar uma cultura de formação contínua dos agentes educativos, desenvolvendo múltiplas iniciativas na área da Didática do Latim (e do Grego);
  • aliar a investigação realizada nesta área à atividade prática de lecionação;
  • investir, de forma continuada, na associação entre a didática e as tecnologias, tendo em conta o perfil do aluno do século XXI;
  • produzir materiais didáticos para o ensino da Cultura e das Línguas Clássicas;
  • promover a interação entre professores do ensino básico e secundário e investigadores/formadores do ensino superior;
  • divulgar a Cultura e as Línguas Clássicas junto dos alunos do ensino básico e secundário. Para o cumprimento deste último objetivo, o projeto “Artes Docendi” funciona ainda como elo agregador de várias iniciativas, programadas anualmente: Ludi Conimbrigenses, Carpe Scholam!, Cientificamente Provável, Jornadas de Estudos Clássicos na Escola Secundária Domingos Rebelo (Ponta Delgada).

O espírito de partilha (de conhecimentos e de recursos) que envolve este projeto fica evidente na disponibilização online de materiais provenientes dos resultados da investigação que for sendo feita na área da Didática dos Estudos Clássico.