/ Investigação / Projetos complementares

Artes Docendi – Investigação e Formação em Didática dos Estudos Clássicos

O projeto complementar Artes Docendi pretende ser um ponto de referência para todos aqueles que se interessam por questões ligadas à didática dos Estudos Clássicos. Com este desiderato, assenta em três vertentes fundamentais: a investigação, a formação (inicial e contínua) de formadores e a produção de materiais didáticos.

A área da Didática em geral – e a das Línguas em particular – nunca constituiu uma aposta privilegiada dos agentes educativos dos vários níveis de ensino. Nas últimas décadas, porém, tem-se assistido a um desenvolvimento significativo desta área, particularmente no âmbito do conhecimento didático com base em investigação.

Criado em 2015, o projeto Artes Docendi nasce da necessidade premente de um investimento efetivo também na área específica da Didática do Latim (e do Grego).

Os principais objetivos deste projeto consistem em:

  • fomentar a reflexão sobre as práticas de ensino na área da Cultura e Línguas Clássicas, em geral, e do Latim, em particular, no sentido de motivar e envolver efetivamente o aluno no processo de ensino-aprendizagem;
  • impulsionar uma cultura de formação contínua dos agentes educativos, desenvolvendo múltiplas iniciativas na área da Didática do Latim (e do Grego);
  • aliar a investigação realizada nesta área à atividade prática de lecionação;
  • investir, de forma continuada, na associação entre a didática e as tecnologias, tendo em conta o perfil do aluno do século XXI;
  • produzir materiais didáticos para o ensino da Cultura e das Línguas Clássicas;
  • promover a interação entre professores do ensino básico e secundário e investigadores/formadores do ensino superior;
  • divulgar a Cultura e as Línguas Clássicas junto dos alunos do ensino básico e secundário. Para o cumprimento deste último objetivo, o projeto “Artes Docendi” funciona ainda como elo agregador de várias iniciativas, programadas anualmente: Ludi Conimbrigenses, Carpe Scholam!, Cientificamente Provável, Jornadas de Estudos Clássicos na Escola Secundária Domingos Rebelo (Ponta Delgada).

O espírito de partilha (de conhecimentos e de recursos) que envolve este projeto fica evidente na disponibilização online de materiais provenientes dos resultados da investigação que for sendo feita na área da Didática dos Estudos Clássico.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO