- Artes Docendi – Investigação e Formação em Didática dos Estudos Clássicos
- BioRom - Roma nosso lar: tradição (auto)biográfica e consolidação da(s) identidade(s)
- Classics & Open Science
- Crises (staseis) e mudanças (metabolai): a democracia ateniense na contemporaneidade
- Cursus Aristotelicus Conimbricensis
- DIAITA Heritage: Food, Environment and Well-being
- Mundos e Fundos
- Racionalidade Hermenêutica
- Reescrita do mito
O Projeto
O projeto complementar DIAITA Heritage assenta nas seguintes perguntas de investigação: Como se define o conceito díaita (‘estilo de vida’) nas literaturas grega e latina clássicas? Que relação se estabelecia na cultura greco-romana entre díaita e bem-estar individual e social? Como se mantém, se transforma ou diverge a reflexão sobre a díaita, na sua relação com o ambiente e o bem-estar em períodos históricos posteriores? Como se reconhece, na contemporaneidade, a presença (in)visível desse património concetual?
O discurso dietético orientado para a ideia de bem-estar, ambiente e saúde, na sua conceção holística matricial, partiu da literatura médica hipocrático-galénica e da historiografia herodotiana, de onde derivou para uma diversidade de tratamentos literários, na dietética clássica grega e latina, medieval e renascentista até aos textos em línguas vernáculas das Épocas Moderna e Contemporânea. Paralelamente, uma cultura e um discurso sobre a saúde (de pessoas e natureza) são rastreáveis em textos de assunto e tipologia variadas, mostrando que teorias e práticas acerca da saúde, do bem-estar e do meio-ambiente não são uma originalidade do presente.
Antecedentes e parcerias internacionais
A investigação em curso derivou de dois projetos anteriormente financiados:
2013: Programa de Cooperação Científica e Tecnológica FCT/CAPES, "Museu & Biblioteca Virtuais do Património Alimentar da Lusofonia (Parte I - Portugal e Brasil)"
Referências: FCT 2417 e CAPES 10396/13-0
2014: Concurso anual da Fundação Calouste Gulbenkian de Apoio a Projetos de Investigação no domínio da Língua e Cultura Portuguesas, "DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia"
A atividade do projeto é desenvolvida em estreita articulação com a Rede luso-brasileira "DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia"
Transferência & Conhecimento Aplicado
Material produzido em contexto colaborativo, envolvendo investigadora do CECH/docente da FLUC, estudante de mestrado da FLUC, alunos e docente do 2º ano do Ensino Básico do Centro Escolar do Luso.
Participantes
Carmen Soares, Investigadora do CECH/docente FLUC
Marta Simões Mamede, estudante de mestrado em "Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade"
Ana Paula Mamede, professora da turma 2º L (Centro Escolar do Luso)
Alunos do 2º L (Centro Escolar do Luso)
Data da atividade
outubro-dezembro, 2022.
Guião de Levantamento e Registo do Património Alimentar Familiar – Escolas do Concelho de Alcobaça
Autora
Carmen Soares (Coordenadora Científica do CECH-UC)
Colaboração
Maria José Araújo (Investigadora do CECH-UC)
Entidades Parceiras
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (CECH)
Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça (RBCA)
Trabalho financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto CECH-UC: UIDB/00196/2020