/ Investigação / Projetos complementares

DIAITA Heritage: Food, Environment and Well-being

O Projeto

O projeto complementar DIAITA Heritage assenta nas seguintes perguntas de investigação: Como se define o conceito díaita (‘estilo de vida’) nas literaturas grega e latina clássicas? Que relação se estabelecia na cultura greco-romana entre díaita e bem-estar individual e social? Como se mantém, se transforma ou diverge a reflexão sobre a díaita, na sua relação com o ambiente e o bem-estar em períodos históricos posteriores? Como se reconhece, na contemporaneidade, a presença (in)visível desse património concetual?

O discurso dietético orientado para a ideia de bem-estar, ambiente e saúde, na sua conceção holística matricial, partiu da literatura médica hipocrático-galénica e da historiografia herodotiana, de onde derivou para uma diversidade de tratamentos literários, na dietética clássica grega e latina, medieval e renascentista até aos textos em línguas vernáculas das Épocas Moderna e Contemporânea. Paralelamente, uma cultura e um discurso sobre a saúde (de pessoas e natureza) são rastreáveis em textos de assunto e tipologia variadas, mostrando que teorias e práticas acerca da saúde, do bem-estar e do meio-ambiente não são uma originalidade do presente.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO