/ Investigação / Projetos passados

Plutarco e os Fundamentos da Identidade Europeia

(2007-2010)

Referência: PTDC/HAH/68899/2006

Investigador Responsável

Delfim Ferreira Leão


Sendo um Grego que viveu sob domínio romano (séc. I-II), Plutarco operou, como nenhum outro autor antigo, a síntese entre a Grécia e Roma, dando um contributo determinante para estabelecer a noção de uma Antiguidade Clássica comum e as raízes culturais e identitárias que marcarão a construção da Europa. Quer através do retrato paralelo de ilustres figuras gregas e romanas, quer através de pequenos tratados onde aborda um riquíssimo leque de questões (de política, ética, religião, filosofia), o biógrafo exerceu uma enorme influência em toda a cultura posterior, a ponto de ser considerado o 'educador da Europa' — precisamente uma das linhas de força que nortearam este projeto.

Objetivos científicos do projeto

Facultar traduções cuidadas, a partir do original grego, de tratados paradigmáticos da obra do biógrafo (quer das ‘Vidas Paralelas’ quer dos ‘Moralia’), que exerceram uma influência determinante no pensamento e literatura europeias, na escrita biográfica e na história das ideias, bem como em momentos de grande viragem política (como a revolução francesa). A par do trabalho de tradução, feito em equipa, foi estimulado também um estudo sistemático de aspetos da obra de Plutarco e sua receção na matriz da identidade política e cultural da Europa. A realização de um congresso internacional sobre "Symposion and philanthropia" (Coimbra, 2008), integrado nas atividades da International Plutarch Society e com cerca de 100 participantes de todo o mundo, foi o ponto mais alto deste projeto de investigação, que resultou na publicação de cerca de 20 volumes, além de várias dezenas de artigos e de conferências disponibilizados em publicações de impacto internacional.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO