/ Parcerias

DIAITA - Património Alimentar da Lusofonia

(2012 - ...)

O DIAITA visa proceder a um estudo aprofundado e interdisciplinar sobre uma temática fundamental de um património e identidade culturais comuns a portugueses e brasileiros: a história e as culturas da alimentação.

Trata-se de uma investigação em rede, pioneira no espaço lusófono, reunindo investigadores portugueses e brasileiros. A equipa é constituída por especialistas de várias áreas disciplinares (Filologia, História, Arqueologia, Museologia, Arte, Dietética, Gastronomia, Nutrição, Comunicação e Turismo), da Antiguidade aos nossos dias.

Através de uma pesquisa assente no rigor científico e no conhecimento fidedigno das fontes (escritas, materiais e iconográficas) procura-se fazer uma história e um levantamento do património dos padrões alimentares identitários que vigoram na atualidade, tanto portuguesa como brasileira.

Os trabalhos incidem sobre a tradução, o estudo e a publicação de fontes escritas, tanto inéditas como indisponíveis em português (caso dos textos clássicos, gregos e latinos, matriciais para o conhecimento do padrão alimentar mediterrânico original, levado na bagagem dos portugueses para o Brasil).Também as fontes materiais e iconográficas serão, pela primeira vez, inventariadas, estudadas, reunidas e disponibilizadas em formato digital e em papel, tanto para um público académico como generalista.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO