Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Comunicações, Seminários & Oficinas


Comunicação “Arte de Cantochão (1618) de Pedro Talésio. Le dépouillement LMR en tant qu’outil pour l’étude et l’édition facsimilée d’un traité portugais”, Journée d’études Lexique Musical de la Renaissance, Centre d’Études Supérieures de la Renaissance, Tours, 28 Abril 2017.



Comunicação “Superando o Abismo do Tempo. Fontes musicais nos arquivos portugueses – do período medieval ao século XVII”, Porto, Faculdade de Letras, 21 Mar 2017.



Comunicação “Literary or real? The development of an early Portuguese contact variety in Portugal”, Workshop Findings and advances in creoles and language contact, CELGA-ITEC, FLUC, 12 Dez 2016.



Seminário "Taller de contrapunto en torno de las fuentes portuguesas", Universidad de Salamanca, 24-25 Nov 2016.



Seminário "Trabajos musicológicos y de recuperación en torno a un compositor ibérico del siglo XVIII, Juan Manuel de la Puente (1692-1753)", Javier López Marín, Universidad de Baéza, Jul 2016.



Seminário "Práticas e técnicas composicionais do cânone a duas vozes", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 7 e 14 Maio 2016.



Seminário "Invención y composición en torno de las fuentes portuguesas", III Jornadas de Música Antígua, Universidad de Valladolid, 28-29 Abril 2016.



Seminário "Contraponto improvisado e composição", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 27 Fev 2016.



Seminário "La musicologia hoy en Portugal: historiografia, fuentes y difusión", II Jornadas de Música Antígua, Universidad de Valladolid, 11-12 Dez 2015.



Comunicação “Vozes e instrumentos na Sé de Évora (sécs. XVI e XVII)", Évora, XVIII Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora, Out 2015.



Seminário "O Officium Defunctorum na Península Ibérica nos sécs. XVI e XVII", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 9-10 Maio 2015.



Seminário "Métodos e técnicas de transcrição musical (polifonia sécs. XVI-XVII)", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 8-9 Nov 2014.



Comunicação "En la capilla dançando y cantando gloria in eçelsis Deo. A Festa de Natal entre o palácio e a igreja portugueses dos sécs. XVI e XVII", Évora, XVII Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora, Out 2014.



Seminário "Património Musical Vernacular Português dos Séculos XVI e XVII", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 7-8 Jun 2014.



Seminário "Leitura litúrgica das fontes polifónicas portuguesas. O caso particular das Vésperas", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 11-12 Jan 2014.



Seminário "A construção da polifonia nos séculos XVI e XVII: os tons salmódicos”, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 8-9 Dez 2013.



Comunicação “Sources musicales des XVIe et XVIIe siècles de la Bibliothèque Générale de l’Université de Coimbra”, Conservatoire National Supérieur Musique et Danse de Lyon, Lyon, 9 Nov 2013.




Jornadas


Mundos e Fundos 2020, Mundos Metodológicos e Interpretativo dos Fundos Musicais. Jornadas da pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Universidade de Coimbra, 12 a 15 de Nov 2020.


Mundos e Fundos 2019, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 7 e 8 de Nov 2019.



Mundos Possíveis 2019, 4ª sessão: “Historia de la teoria musical como subdisciplina musicológica. El caso español”, Amaya García Pérez (Universidade de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 6 Dez 2019.



Mundos Possíveis 2019, 3ª sessão: “A música de órgão em fontes portuguesas do século XVII e o seu contexto litúrgico”, Helder Sousa (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 12 Abril 2019.



Mundos Possíveis 2019, 2ª sessão: “Polissemia e sinonímia. A problemática em torno da edição da música em romance de Santa Cruz de Coimbra”, Hugo Sanches (ESMAE | UC), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 22 Mar 2019.



Mundos Possíveis 2019, 1ª sessão: “Libros de polifonia y pliegos de villancicos en la era de las humanidades digitales”, Javier Marín (Universidade de Jaén), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 6 Fev 2019.



Mundos e Fundos 2018, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 25 e 26 de Out 2018.



Le Lexique Musical de la Renaissance, Séminaire Coimbra, Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 20 Abril 2018.



Mundos Possíveis 2018, 2ª sessão: “A formação da música colonial brasileira e os seus descobrimentos no período real e imperial”, Adeilton Bairral (Universidade de Brasília), FLUC, Universidade de Coimbra, 23 Fev 2018.



Mundos Possíveis 2018, 1ª sessão: “Na encruzilhada das Artes: ‘Pensar incomoda’”, Jorge Charyevschi, maestro e flautista (Países Baixos), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 16 Fev 2018.



Mundos e Fundos 2017, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 26 e 27 de Out 2017.



Mundos Possíveis 2017, 5ª sessão: “Introducción a los sistemas de afinación y temperamentos históricos occidentales”, Amaya García Pérez (Universidad de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 13 Out 2017.



Mundos Possíveis 2017, 4ª sessão: “Susane ung jour & La Guerre. A paródia na música instrumental portuguesa do século XVII”, Helder Sousa (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 5 Maio 2017.



Mundos Possíveis 2017, 3ª sessão: “Uma Impressão Dispersa. Percursos pela edição crítica da música policoral de Francisco Garro (†1623), José Abreu (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 7 Abril 2017.



Mundos Possíveis 2017, 2ª sessão: “El papel de la disciplina Música en la revolución científica del siglo XVII”, Amaya García Pérez (Universidad de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 3 Março 2017.



Mundos Possíveis 2017, 1ª sessão: “La Obra Musical en el Renacimiento: Fundamentos, Repertorios y Prácticas”, Soterraña Aguirre Rincón (Universidad de Valladolid), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 3 Fev 2017.



Mundos e Fundos 2016, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 3 e 4 de Nov 2016.



Mundos e Fundos 2015, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 5 e 6 de Nov 2015.



Mundos e Fundos 2014, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 23 e 24 de Out 2014.



Mundos e Fundos 2013, Jornadas Internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Instituto Justiça e Paz, Teatro Paulo Quintela (FLUC), Coimbra, 25 e 26 Out 2013.



Mundos e Fundos 2012, Jornadas Internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Instituto Justiça e Paz, Coimbra, 14 e 15 Dez 2012.