Irá decorrer no dia 15 de maio de 2024, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, o Colóquio Internacional de História da Educação – Repensando Percursos em Educação.

Não é possível compreendermos a educação sem atendermos ao seu percurso histórico e aos modos que assumiu em função das condições materiais, sociais e culturais que a envolveram. Todavia, a evolução da educação não se traduz em conhecimento sem que seja estudada a partir das questões de um presente e sem que os resultados de investigação consistente sejam dados a conhecer a um vasto público, mormente aquele que deseja dedicar-se profissionalmente à educação. O presente colóquio pretende proporcionar um espaço para a difusão de conhecimentos de investigação sobre aspetos da educação contemporânea e suscitar reflexões que possam contribuir para uma compreensão mais consistente do que tem sido e pode ser a educação e de como as dinâmicas educativas se interrelacionam com fatores económicos, sociais, políticos, religiosos, ideológicos e com forças “vivas” das sociedades em que se inscrevem.


Objetivos

— Proporcionar reflexões sobre a evolução da educação contemporânea;
— Promover a relação entre investigação no âmbito da História da Educação e a formação de professores;
— Favorecer contactos entre investigadores/as de diferentes instituições e países;
— Difundir conhecimentos provenientes de investigação recente do domínio da História da Educação


Inscrições

— Participação gratuita. Inscrição obrigatória.
— Inscrição sem certificado | Gratuita
— Inscrição com certificado | 5 euros

INSCRIÇÕES

Programa


9h30 | Abertura

10h00-10h30 | Palestra Entre a expansão da escolarização e a crítica à escola contemporânea

António Gomes Ferreira (FPCE, UC-GRUPOEDE, CEIS20, UC)

10h30-12h00 | Diferentes tempos e situações da Educação

Coordenação – Carlos Alex de Cantuaria Cypriano (IFBA)

  • Formar os professores que abril exigia. O ensino normal primário em tempos de crise revolucionária (1974-1976) | Luís Mota, (ESE, PC-inED)
  • Ensino Técnico Profissional Brasil-Portugal: análise de duas instituições escolares | Jassuipe Morais (UFPB-GHEC)
  • Pasado, presente y futuro. Una mirada histórica del acceso a la universidad en España | David Revesado Carballares (UPSA)

14h30-15h30 | Manuais Escolares

Coordenação – Limária Araújo Mouta (UECE)

  • A abordagem da subtração nos manuais das escolas normais primárias e do Ensino Primário, no início do século XX | Ana Elisa Santiago (ESE, PC)
  • O lugar do 25 de Abril nos manuais escolares de História | Clara Serrano (FLUC-CEIS20, UC) & Sérgio Neto (FLUP-CITCEM, UP)

14h30-15h30 | Infância e Educação

Coordenação – Macilene Pereira de Araújo (UEPB)

  • Educação para a maternidade e bem-estar infantil: Uma análise socio-histórica | Carla Vilhena (FCHS, UAlg-CEAD)
  • Percurso de implantação de uma escola básica pública de Educação Integrada em Jornada Ampliada no Sul do Brasil | Simone Henn (GRUPOEDE, CEIS20, UC)
  • Aspetos da emergência da Escola da Ponte no final do século XX | Simone de Almeida Evangelista (GRUPOEDE, CEIS20, UC)

17H00-17H30 | Intervalo

17h30-18h30 | Perspetivas sobre ciências, tecnologias e ensino

  • A evolução de políticas públicas brasileiras voltadas à formação inicial e continuada de professores quanto ao uso das tecnologias digitais | Stela Maris Siqueira Araújo (PPGE-UFOP)
  • A perspetiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (ctsa) na educação em ciências sob lentes históricas | Luan Henrique Alves (PPGE-UFOP)

18h30 | Encerramento


Comissão organizadora

  • António Gomes Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra – Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais, Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra
  • Carla Vilhena, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve – Centro de Investigação e Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
  • Luís Mota, Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação – Centro de Investigação e Inovação em Educação

Comissão Científica

  • Ana Elisa Santiago, Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação
  • Clara Serrano, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra – Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra
  • Carlos Alex de Cantuaria Cypriano (IFBA)
  • David Revesado Carballares, Universidade Pontifícia de Salamanca
  • Elizabeth Sá, Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jassuipe Morais, Universidade Federal da Paraíba, Grupo de Pesquisa de História da Educação e Controles
  • Sérgio Neto, Faculdade de Letras, Universidade do Porto – Centro de Investigação Transdisciplinar. Cultura, Espaço e Memória

Comissão Organizadora

  • António Gomes Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra – Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais, Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra
  • Carla Vilhena, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve – Centro de Investigação e Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
  • Luís Mota, Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação – Centro de Investigação e Inovação em Educação