Sessão de lançamento do livro "Science in Resistance: The Scientist Rebellion for Climate Justice"

Como podem os cientistas e académicos responder a um tempo de colapso climático e de crescente autoritarismo? Que papel pode a ciência ter na construção de movimentos coletivos de resistência e transformação social?

Estas são algumas das questões que Fernando Racimo, professor associado na Universidade de Copenhaga, irá explorar na apresentação do seu novo livro “Science in Resistance: The Scientist Rebellion for Climate Justice”, no próximo dia 2 de dezembro, pelas 14h30, no Auditório 2 do Student Hub.

Entre experiências pessoais, entrevistas e reflexão crítica, Racimo convida-nos a pensar no papel da ciência enquanto força de transformação coletiva e nas possibilidades de reinventar as instituições académicas a partir de dentro.

Uma conversa aberta e inspiradora sobre resistência, conhecimento e responsabilidade.

Inscrição obrigatória

Resumo

Perante o colapso climático e a ascensão do autoritarismo, numa altura em que muitos são silenciados apenas por dizerem a verdade ao poder, como podemos construir um contrapoder coletivo? Como podemos criar e fortalecer movimentos para enfrentar as tempestades atuais e as que se avizinham? Nesta palestra, o Dr. Fernando Racimo apresentará o seu livro Science in Resistance, que oferece um relato na primeira pessoa sobre a Scientist Rebellion, um movimento global de cientistas e académicos que se levantam em resistência coletiva pela justiça climática e social.

Combinando as suas próprias experiências de ativismo com entrevistas a dezenas de cientistas-ativistas de todo o mundo, bem como com reflexões baseadas em investigação sobre ativismo e ação direta, o livro explora os desafios enfrentados pelos académicos quando tomam uma posição contra sistemas de opressão. O cerne do livro é uma reflexão sobre o que significa, para os cientistas, abandonar o conforto da torre de marfim e sair para as ruas, tornando-se participantes ativos na transformação urgente das nossas sociedades: como os cientistas-ativistas se transformam a si próprios ao tentarem transformar o mundo que os rodeia. Neste evento, Racimo irá também descrever de que forma as instituições académicas são hoje cúmplices de lógicas exploradoras e extrativistas, e como podem ser transformadas de baixo para cima, tornando-se instituições que promovem o bem-estar social e ecológico.


Biografia

Fernando Racimo é Professor Associado de Ecologia e Evolução na Universidade de Copenhaga, Dinamarca. Originalmente formado como geneticista evolutivo, atualmente dedica-se sobretudo à investigação e ensino sobre decrescimento, descolonização e transformação socioecológica. É membro ativo de vários movimentos e coletivos que lutam por essa transformação, incluindo a Scientist Rebellion e Academics for Palestine.