Republicanismo Verde e Pós-Produtivismo

Com o novo ano, retomamos o ciclo de palestras Eixos do Conhecimento Interdisciplinar do CEIS20 com uma sessão intitulada “Republicanismo Verde e Pós-Produtivismo” ministrada por Jorge Pinto, doutorado em Filosofia Social e Política e atualmente deputado à Assembleia da República pelo partido LIVRE.

O que fazer para dar respostas às múltiplas crises que atravessamos? E se uma teoria com mais de 2000 anos nos pudesse dar pistas sobre o futuro? Recuperando a ideia republicana de liberdade, olharemos para a forma como este conceito pode capacitar-nos para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

A atividade terá lugar na Sala de Seminários do CEIS20, no dia 10 de Fevereiro, pelas 16h30, tendo também transmissão online pela plataforma Zoom (ID: 945 8111 5021). Informamos que para assistir à sessão é necessária inscrição.

Biografia

Jorge Pinto é formado em Engenharia do Ambiente (FEUP, 2010) e doutor em Filosofia Social e Política (Universidade do Minho, 2020). A nível académico, é o autor do livro A Liberdade dos Futuros - Ecorrepublicanismo para o século XXI (Tinta da China, 2021) e co-autor do livro Rendimento Básico Incondicional: Uma Defesa da Liberdade (Edições 70, 2019; vencedor do Prémio Ensaio de Filosofia 2019 da Sociedade Portuguesa de Filosofia). É co-autor das bandas desenhadas Amadeo (Saída de Emergência, 2018; Plano Nacional de Leitura), Liberdade Incondicional 2049 (Green European Journal, 2019) e Tempo (Iguana, 2024). Escreveu ainda o livro Tamem Digo (Officina Noctua, 2022; Plano Nacional de Leitura). Em 2014, foi um dos co-fundadores do partido LIVRE. Exerce atualmente o mandato de deputado à Assembleia da República.

Áreas de investigação Engenharia ambiental e política portuguesa