"De que falamos quando falamos de bem-estar? Uma análise das políticas educativas supranacionais"

No dia 27 de outubro, pelas 14h30, na Sala de Seminários do CEIS20, María José Ibáñez Ayuso irá ministrar a sessão “De que falamos quando falamos de bem-estar? Uma análise das políticas educativas supranacionais”, no âmbito dos Eixos do Conhecimento Interdisciplinar, com transmissão online pela plataforma Teams. Para assistir à conferência é necessária inscrição.

Resumo

Nos últimos anos, o bem-estar tornou-se a palavra talismã das políticas educativas supranacionais. A OCDE, OMS e a União Europeia elevaram-no a objetivo central, chegando a ampliá-lo com noções como florescimento ou educação do caráter. Mas, sem uma visão antropológica sólida, esses termos correm o risco de se tornar meras etiquetas-guarda-chuva: atraentes, porém ambíguas.


Biografia

María José Ibáñez Ayuso é doutora em Educação pela Universidade Complutense de Madrid e vice-decana de Internacionalização da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Francisco de Vitoria (Madrid), onde leciona nos cursos de Educação. As suas investigações inserem-se na Teoria da Educação, com especial atenção às políticas supranacionais e à formação integral da pessoa. É membro dos grupos de investigação GIAFE (Antropologia e Filosofia da Educação, UCM) e Valores e Virtudes (UFV), bem como da direção da associação EUCA (European University College Association).