O Projetório - Da ciência lenta: o aprendizado do relaxar e da paz irá realizar-se a 24 de outubro, pelas 10h00, presencialmente na Sala de Seminários do CEIS20.
A sessão será apresentada pelas doutorandas do programa de Doutoramento em Estudos Contemporâneos, Cristiane Prudenciano e Patrícia Resende, com apoio de Olga Solovova, Gestora de Ciência do CEIS20.
Público-alvo: toda a comunidade da UC.
Informações adicionais e inscrições até ao dia 23 de outubro através do endereço eletrónico: projetos.ceis20@uc.pt (Olga Solovova).
Resumo
Num contexto de mercadorização dos discursos e práticas nas universidades (Fairclough, 1993), que impõe exigências de alta produtividade em tempos cada vez mais reduzidos, o workshop intitulado Da ciência lenta: o aprendizado do relaxar e da paz propõe uma reflexão sobre o ritmo acelerado que permeia a vida académica e explorar práticas que favoreçam a desaceleração, a escuta e o cuidado de si.
Esta sessão do Projetório - Investigação em Perspetiva é inspirada no movimento de slow scholarship, que terá surgido como resposta às novas dinâmicas de produção acelerada e desumanizada da academia, defendendo práticas de autocuidado, resistência quotidiana e construção de comunidades positivas e solidárias no âmbito académico (Mountz et al., 2015). Este movimento não apenas reafirma o compromisso com uma formação, investigação e ensino de qualidade, mas também encarna uma ética feminista coletiva de cuidado, desafiando o ritmo acelerado e o elitismo da universidade neoliberal (Caretta & Faria, 2020).

Referências:
Caretta, M. A., & Faria, C. V. (2020). Time and Care in the “Lab” and the “Field”: Slow Mentoring and Feminist Research in Geography. Geographical Review, 110(1–2), 172–182. https://doi.org/10.1111/gere.12369
Fairclough, N. (1993). Critical Discourse Analysis and the Marketization of Public Discourse: The Universities. Discourse & Society, 4(2), 133-168. https://doi.org/10.1177/0957926593004002002
Mountz, A., Bonds, A., Mansfield, B., Loyd, J., Hyndman, J., Walton-Roberts, M., Basu, R., Whitson, R., Hawkins, R., Hamilton, T., & Curran, W. (2015). For slow scholarship: A feminist politics of resistance through collective action in the neoliberal university. ACME: An International E-Journal for Critical Geographies, 14(4), 1235–1259.