"The Interdisciplinary Nature of the Information Science and a Proposal for Interdisciplinary Research"
No dia 24 de fevereiro, pelas 14h30, na Sala de Seminários do CEIS20, Serap Kurbanoğlu irá ministrar a sessão “The Interdisciplinary Nature of the Information Science and a Proposal for Interdisciplinary Research”, no âmbito dos Eixos do Conhecimento Interdisciplinar. A sessão é presencial, mas também será transmitida online via Teams para quem não puder estar presente. Para assistir à conferência é necessária inscrição prévia.
Resumo
Nesta apresentação, será explorada a natureza inerentemente interdisciplinar da Ciência da Informação, como está a desenvolver-se a sua evolução interdisciplinar e de que forma estão a mudar as suas relações com várias disciplinas, como a Informática, a Psicologia Cognitiva, a Sociologia, a Ciência da Informação e Documentação, os Estudos da Comunicação, entre outras. Adicionalmente, será brevemente apresentado um projeto de investigação interdisciplinar sobre o comportamento informacional dos turistas, o qual se relaciona tanto com a ciência da informação como com o turismo.

Biografia
A Dra. Kurbanoğlu obteve o seu doutoramento em Estudos da Informação na Universidade de Sheffield, no Reino Unido. É professora no Departamento de Gestão da Informação da Universidade de Hacettepe, onde publica e leciona sobre análise de sistemas, gestão de projetos, bibliotecas verdes, gestão de dados de investigação, assim como literacia da informação e aprendizagem ao longo da vida. A Dra. Kurbanoğlu tem uma vasta experiência em projetos de investigação quantitativa de grande escala. Participou e coordenou projetos de investigação multinacionais, tais como as Competências de Literacia da Informação dos estudantes de Ciência da Informação e Documentação (realizado em 18 países) e as Competências de Literacia dos direitos de autor dos profissionais da área (realizado em 15 países). Foi presidente da EUCLID (Associação Europeia para a Educação e Investigação em Ciência da Informação e Documentação). Tem também uma vasta experiência na organização de conferências profissionais, tanto a nível nacional como internacional. É co-fundadora e co-presidente geral da ECIL (Conferência Europeia sobre Literacia da Informação). É membro de comités de programa de numerosas conferências e atua ainda como avaliadora para várias revistas científicas.