Novo livro "Creative Production and Management in the Performing Arts: Modus Operandi"
Este livro de Vânia Rodrigues faz um balanço das formas como os regimes de criação e produção artística se cruzam, dando especial atenção aos discursos emergentes e aos modelos de trabalho de produção e gestão do teatro, da dança e da performance - através da lente de produtores criativos.
Este livro sugere que as falhas na proteção social, as deficiências institucionais de longa data e os dilemas da sustentabilidade social e ambiental estão a empurrar os modi operandi da gestão e produção artísticas para uma revisão dos seus pressupostos expansionistas e processos hiperprodutivistas de gestão. Ao documentar experiências singulares de “contra-gestão” em Portugal, na Bélgica, em França e no Brasil, este estudo defende uma reavaliação do papel dos produtores e dos gestores artísticos enquanto profissionais reflexivos e elementos fulcrais para práticas artísticas mais sustentáveis.
Este estudo será de grande interesse para estudantes e académicos de teatro e estudos da performance, decisores políticos e profissionais da cultura.