Arranque das atividades científicas do projeto ERA Chair MusicAnalytica
O projeto MusicAnalytica, coordenado por José Oliveira Martins no âmbito do European Research Area Chair, iniciou a sua atividade científica em Setembro, num conjunto de ações acolhidas pela Faculdade de Letras (FLUC) e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra. Este arranque coincidiu com o início da residência em Coimbra do Chair Holder Richard Cohn (Yale University e Universidade de Coimbra), e incluiu ainda a visita presencial do Conselho Consultivo Externo, bem como diversas iniciativas científicas e administrativas que lançaram as bases para o envolvimento da comunidade de investigação em música da Universidade de Coimbra nos objetivos do projeto.
O ponto alto deste período foi a Palestra Inaugural do projeto, proferida por Richard Cohn no dia 25 de Setembro, intitulada “Musical Meter in the Mind: A History”. O evento decorreu no Anfiteatro III da FLUC, com a presença de investigadores e estudantes, e contou na mesa de abertura com José Oliveira Martins (Coordenador Científico do CEIS20), Fernando Matos Oliveira (Coordenador da Secção de Estudos Artísticos), Pedro Carvalho (Director do DHEEAA), Albano Figueiredo (Director da FLUC) e Delfim Leão (Vice-Reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta). A palestra abordou a investigação sobre a temporalidade da música — temática central do projeto — enquanto atividade humana de perceção e construção do tempo através do som expressivamente organizado, traçando os pontos cruciais da longa história das reflexões e investigações neste domínio desde a Antiguidade Clássica até à atualidade. A palestra inaugural e o arranque do MusicAnalytica tiveram destaque no jornal Público.
O Conselho Consultivo do projeto, constituído por Ana Telles (Universidade de Évora), Anne Danielsen (RITMO, University of Oslo), Elizabeth Margulis (Princeton University), Moreno Andreatta (Université de Strasbourg) e Steven Rings (University of Chicago), reuniu-se nos dias 18 e 19 de Setembro na FLUC e no CEIS20 para discutir a orientação estratégica do projeto e a sua integração em redes internacionais.
Adicionalmente, no dia 24 de Setembro realizou-se o colóquio “Música como Interdisciplina”, um evento recorrente no qual Richard Cohn interagiu com a comunidade científica de investigação em música da UC, reunindo contributos de investigadores e estudantes de múltiplos quadrantes disciplinares, incluindo a musicologia, as neurociências e a computação musical.