O CEIS20 recebe financiamento de 2.5m € da Comissão Europeia para projecto ERA-Chair em estudos musicais
No dia 28 de março 2023, Richard Cohn (Universidade de Yale), apresentou a comunicação "Ancient Theories of Poetic Meter Distort Modern Concepts of Musical Meter" no âmbito dos Eixos do Conhecimento Interdisciplinar - Ciclo de Palestras do Doutoramento em Estudos Contemporâneos (DEC).
© CEIS20
O Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) em parceria com a Faculdade de Letras (FLUC) da Universidade de Coimbra recebeu uma bolsa de 2,5 milhões de euros da Comissão Europeia (Horizonte Europa) para financiar um projecto ERA Chair de 5 anos, dedicado ao estudo interdisciplinar da música. O mecanismo de financiamento da ERA Chair visa atrair e reter equipas de investigação altamente qualificadas em áreas inovadoras em todos os campos científicos. Este programa bienal da Comissão Europeia atribuiu 38 bolsas em 2023-2024.
O projeto, intitulado MusicAnalytica: Interdisciplining Music Studies through the Reconfiguration of Theoretical and Analytical Knowledge, é liderado pelo Coordenador Científico do CEIS20, José Oliveira Martins, e terá como titular da Cátedra ERA Richard Cohn, um teórico musical de renome mundial e professor na Universidade de Yale. O projecto desenvolve a abordagem interdisciplinar explorada na recente conferência Música Analítica, assumindo um enquadramento inovador para a compreensão do legado cultural e criativo na música, promovendo uma reconfiguração radical nos estudos musicais.
A MusicAnalytica está estruturada em três níveis de atuação, impactando a inovação científica, a reforma institucional e a valorização social. Como tal, o projeto irá recrutar, a nível internacional, recursos humanos permanentes e temporários (académicos, artistas e estudantes de doutoramento), reunindo em torno da teoria e análise musical um conjunto de perspetivas disciplinares atualmente fragmentadas em domínios distintos como a computação e a matemática musical, cognição e neurociências, história e estudos clássicos, e performance musical e antropologia. O projecto prevê ainda um forte impacto no quadro institucional da Faculdade de Letras e do Centro de Estudos Interdisciplinares, integrando investigadores e bolseiros no projeto e reconstruindo currículos. A reforma institucional estende-se também a um conjunto de atividades planeadas com a Sociedade Portuguesa de Investigação em Música e a Rede Europeia de Teoria e Análise Musical. Por último, o projecto prevê ainda a valorização social da investigação musical baseada na ciência cidadã, nomeadamente através da plataforma científica de estudo da Canção de Coimbra sediada no CEIS20.