(Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz)
Próxima edição
15/04/2024 a 15/06/2024
15/07/2024 a 26/07/2024
Apresentação
Plano para os novos cursos – julho 2024
Grupos:
Grupo iniciante (1): Alunos que têm ambições empreendedoras, mas não têm experiência. Pessoas com nenhuma ou pouca experiência em gerir uma empresa e que estão à procura de conhecimento em empreendedorismo.
Foco: Mentalidade empreendedora, Produto VS Grupo-Alvo, Princípios Básicos
Número de estudantes: máximo 20
Grupo intermédio (2): Estudantes que já passaram da fase inicial/conceptual da criação de um negócio (seja um negócio já existente ou um plano de negócios). Pessoas que já estão a gerir os seus negócios, têm uma ou algumas ideias de negócios em desenvolvimento ou têm experiência em gestão.
Foco: Marketing, vendas, finanças, simulação de negócios
Número de estudantes: máximo 20
Horário:
Tarde/noite. Para ambos os grupos haverá 1 ou 2 dias em que as aulas começarão ao início da tarde.
Total de horas:
A duração do curso para o Grupo 1 será de 51 horas, incluindo visitas a empresas, trabalho de campo e apresentações.
A duração do curso para o Grupo 2 será de 49 horas, incluindo visitas a empresas, trabalho de campo e apresentações.
Coordenador:
Olmo Van Beurden
Objetivos
Principais objetivos:
- Oferta versus seu grupo-alvo
- Riscos e recompensas de ser um empreendedor
- Principais decisões que os empreendedores tomarão nos estágios iniciais da empresa
- Investimento externo
- O Estilo de Vida Empreendedor → Vendas, Marketing, Finanças/administração, legal (básico), planeamento estratégico, internacionalização, metodologias de start-up
- Curso intensivo de Nomadismo Digital
Setor do Turismo
Obter uma compreensão dos desportos aquáticos e oportunidades
Estrutura para Empreendedores
-Tópicos abordados: rotinas, definição de metas, gestão de tempo, lista de tarefas
Competências a desenvolver
No final do curso os formandos devem ter:
Adquirido uma sólida compreensão dos desafios que os empreendedores enfrentam, com foco nos estágios iniciais de abertura de uma empresa;
Os alunos serão capazes de identificar oportunidades de negócios;
Adquirido uma compreensão adequada de todas as decisões em relação ao financiamento, produtos e os aspetos legais da gestão de uma empresa (internacional);
Estar preparados para ser apresentados à indústria de viagens e turismo, bem como desportos aquáticos.
Condições de acesso
detentores de nivel de Inglês: B1; experiencia em empreendorismo e desportos aquaticos, fatores não obrigatórios
PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual
(O preço do curso é de 75€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).
A desistência, após efetivação da inscrição, implica o pagamento da totalidade do curso pelo formando.
De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:
- Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
- Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
- Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.
Metodologia (organização e funcionamento do curso)
Grupo 1 – Iniciantes (51h) - Programa:
- Domingo, 14 de julho – 13h-16h (no Campus, em conjunto com o grupo 2)
Introdução ao curso; conhecer o professor.
- Segunda-feira, 15 de julho – 18h-21h (Campus)
Primeira aula. Conhecer a turma.
O que é o Empreendedorismo | Produto.
- Quarta-feira, 17 de julho – 15h-22h (Campus)
Visitas a empresas (15-18h)
Criação de empresas (3-4 pessoas) | “O teu público-alvo”
(Pausa – 18h-18h30)
- Quinta-feira, 18 de julho – 15h-22h (Exterior + Campus)
Público-Alvo | Pesquisa de Mercado | Meetings professor + equipa (3.5h)
(Pausa – 18h30-19h30)
Trabalho de Campo (2.5h)
- Sexta-feira, 19 de julho – 16h-20h (no Campus, em conjunto com o grupo 2)
Modelo Lean Canvas
Introdução detalhada a Desportos Aquáticos e Turismo
Networking entre os grupos (estilo speed-dating)
- Sábado, 20 de julho – 12h-19h (em conjunto com o grupo 2)
Visitas a empresas
Atividade de team building
- Segunda-feira, 22 de julho – 16h-21h (no Campus, em conjunto com o grupo 2)
Apresentações das ideias em 5 minutos (em grupos)
Marketing (com convidado especial)
Atividades sobre marketing em grupos
- Terça-feira, 23 de julho – 17h-21h30 (Campus)
Finanças | Meetings professor + equipa
- Quinta-feira, 25 de julho – 16h-22h (no Campus, em conjunto com o grupo 2)
“Elevator Pitches”
Convidado Especial
- Sexta-feira, 26 de julho – 16h-22h (no Campus, em conjunto com o grupo 2)
Apresentações e networking
Grupo 2 – Intermediário (49h) - Programa:
- Domingo, 14 de julho – 13h-16h (no Campus, em conjunto com o grupo 1)
Introdução ao curso; conhecer o professor.
- Terça-feira, 16 de julho – 17h-22h (Campus)
Primeira aula. Conhecer o grupo.
“O que é o empreendedorismo para ti”.
Apresentação dos casos/negócios dos alunos.
- Quarta-feira, 17 de julho – 13h-18h (Campus + Exterior)
Público-alvo | Produto | Pesquisa de Mercado
Visita a empresas (15h-18h)
Formação de empresas (3-4 pessoas) | “O teu público-alvo”
- Quinta-feira, 18 de julho – 17h-20h30 (Exterior)
Trabalho de campo
- Sexta-feira, 19 de julho – 16h-20h (no Campus, em conjunto com o grupo 1)
Modelo Lean Canvas
Introdução detalhada a Desportos Aquáticos e Turismo
Networking entre os grupos (estilo speed-dating)
- Sábado, 20 de julho – 12h-19h (em conjunto com o grupo 1)
Visitas a empresas
Atividade de team building
- Segunda-feira, 22 de julho – 16h-21h (no Campus, em conjunto com o grupo 1)
Apresentações das ideias em 5 minutos (em grupos)
Marketing (com convidado especial)
Atividades em grupos sobre marketing
- Quarta-feira, 24 de julho – 17h-21h30 (Campus)
Finanças | Meetings professor + equipa
- Quinta-feira, 25 de julho – 16h-22h (no Campus, em conjunto com o grupo 1)
“Elevator Pitches”
Convidado Especial
- Sexta-feira, 26 de julho – 16h-22h (no Campus, em conjunto com o grupo 1)
Apresentações e networking
Obs: O plano de trabalho apresentado pode sofrer ajustamentos.
Área científica predominante
Línguas de aprendizagem/avaliação
Inglês
Plano de estudos
Bibliografia
Entrepreneurship and Small Business, 4/E, Burns P.2016, Palgrave - ISBN: 978–1–137–43035–9
Grip: the Art of Working Smart, Pastoor R .Feb. 2022, Harper Collins - ISBN: 978-1400233687
How to Master the Art of Selling, Hopkins T.Oct. 1982, Hachette Book Group (revised 2005) - ISBN: 978-0521384513
How to Win Friends & Influence People, Carnegie D.1 936, Simon & Schuster (revised 2010) - ISBN: 978-0671027032
Rich Dad Poor Dad, Kiyosaki R. May 2000, Business Plus - ISBN: 978-1612680194
Scaling Up: How a Few Companies Make it…. And Why the Rest Don’t, Harnish V.Oct. 2014, Gazelles, Inc. - ISBN: 978-0986019524
Shoe Dog: a Memoir by the Creator of Nike, Knight P., Apr. 2016, Simon & Schuster - ISBN: 978-1471146701
Promotores
Instituições de ensino de superior
Universidade de CoimbraUnidade(s) orgânica(s)
ReitoriaInvestimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.