/ PROJETO PRR_LFA

Empreendedorismo em desportos aquáticos e viagens - 2ª edição

Créditos
2 ECTS
Duração
50 horas
Vagas
40
Regime/Local
Presencial
(Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz)
Idioma(s) de ensino
Inglês
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

15/04/2024 a 15/06/2024

Realização do curso

15/07/2024 a 26/07/2024

Apresentação

Plano para os novos cursos – julho 2024

Grupos:

Grupo iniciante (1): Alunos que têm ambições empreendedoras, mas não têm experiência. Pessoas com nenhuma ou pouca experiência em gerir uma empresa e que estão à procura de conhecimento em empreendedorismo.

Foco: Mentalidade empreendedora, Produto VS Grupo-Alvo, Princípios Básicos

Número de estudantes: máximo 20

Grupo intermédio (2): Estudantes que já passaram da fase inicial/conceptual da criação de um negócio (seja um negócio já existente ou um plano de negócios). Pessoas que já estão a gerir os seus negócios, têm uma ou algumas ideias de negócios em desenvolvimento ou têm experiência em gestão.

Foco: Marketing, vendas, finanças, simulação de negócios

Número de estudantes: máximo 20                                                                                  

Horário:

Tarde/noite. Para ambos os grupos haverá 1 ou 2 dias em que as aulas começarão ao início da tarde.

Total de horas:

A duração do curso para o Grupo 1 será de 51 horas, incluindo visitas a empresas, trabalho de campo e apresentações.

A duração do curso para o Grupo 2 será de 49 horas, incluindo visitas a empresas, trabalho de campo e apresentações.

Coordenador:

Olmo Van Beurden

Objetivos

Principais objetivos:

- Oferta versus seu grupo-alvo
- Riscos e recompensas de ser um empreendedor
- Principais decisões que os empreendedores tomarão nos estágios iniciais da empresa
- Investimento externo
- O Estilo de Vida Empreendedor → Vendas, Marketing, Finanças/administração, legal (básico), planeamento estratégico, internacionalização, metodologias de start-up
- Curso intensivo de Nomadismo Digital
Setor do Turismo
Obter uma compreensão dos desportos aquáticos e oportunidades
Estrutura para Empreendedores
-Tópicos abordados: rotinas, definição de metas, gestão de tempo, lista de tarefas

Competências a desenvolver

No final do curso os formandos devem ter:

Adquirido uma sólida compreensão dos desafios que os empreendedores enfrentam, com foco nos estágios iniciais de abertura de uma empresa;
Os alunos serão capazes de identificar oportunidades de negócios;
Adquirido uma compreensão adequada de todas as decisões em relação ao financiamento, produtos e os aspetos legais da gestão de uma empresa (internacional);
Estar preparados para ser apresentados à indústria de viagens e turismo, bem como desportos aquáticos.

Condições de acesso

detentores de nivel de Inglês: B1; experiencia em empreendorismo e desportos aquaticos, fatores não obrigatórios

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 75€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

A desistência, após efetivação da inscrição, implica o pagamento da totalidade do curso pelo formando.

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Grupo 1 – Iniciantes (51h) - Programa:

- Domingo, 14 de julho – 13h-16h (no Campus, em conjunto com o grupo 2)

Introdução ao curso; conhecer o professor.

- Segunda-feira, 15 de julho – 18h-21h (Campus)

Primeira aula. Conhecer a turma.

O que é o Empreendedorismo | Produto.

- Quarta-feira, 17 de julho – 15h-22h (Campus)

Visitas a empresas (15-18h)

Criação de empresas (3-4 pessoas) | “O teu público-alvo”

(Pausa – 18h-18h30)

- Quinta-feira, 18 de julho – 15h-22h (Exterior + Campus)

Público-Alvo | Pesquisa de Mercado | Meetings professor + equipa (3.5h)

(Pausa – 18h30-19h30)

Trabalho de Campo (2.5h)

- Sexta-feira, 19 de julho – 16h-20h (no Campus, em conjunto com o grupo 2)

Modelo Lean Canvas

Introdução detalhada a Desportos Aquáticos e Turismo

Networking entre os grupos (estilo speed-dating)

- Sábado, 20 de julho – 12h-19h (em conjunto com o grupo 2)

Visitas a empresas

Atividade de team building

- Segunda-feira, 22 de julho – 16h-21h (no Campus, em conjunto com o grupo 2)

Apresentações das ideias em 5 minutos (em grupos)

Marketing (com convidado especial)

Atividades sobre marketing em grupos

- Terça-feira, 23 de julho – 17h-21h30 (Campus)

Finanças | Meetings professor + equipa

- Quinta-feira, 25 de julho – 16h-22h (no Campus, em conjunto com o grupo 2)

“Elevator Pitches”

Convidado Especial

- Sexta-feira, 26 de julho – 16h-22h (no Campus, em conjunto com o grupo 2)

Apresentações e networking

Grupo 2 – Intermediário (49h) - Programa:

- Domingo, 14 de julho – 13h-16h (no Campus, em conjunto com o grupo 1)

Introdução ao curso; conhecer o professor.

- Terça-feira, 16 de julho – 17h-22h (Campus)

Primeira aula. Conhecer o grupo.

“O que é o empreendedorismo para ti”.

Apresentação dos casos/negócios dos alunos.

- Quarta-feira, 17 de julho – 13h-18h (Campus + Exterior)

Público-alvo | Produto | Pesquisa de Mercado

Visita a empresas (15h-18h)

Formação de empresas (3-4 pessoas) | “O teu público-alvo”

- Quinta-feira, 18 de julho – 17h-20h30 (Exterior)

Trabalho de campo

- Sexta-feira, 19 de julho – 16h-20h (no Campus, em conjunto com o grupo 1)

Modelo Lean Canvas

Introdução detalhada a Desportos Aquáticos e Turismo

Networking entre os grupos (estilo speed-dating)

- Sábado, 20 de julho – 12h-19h (em conjunto com o grupo 1)

Visitas a empresas

Atividade de team building

- Segunda-feira, 22 de julho – 16h-21h (no Campus, em conjunto com o grupo 1)

Apresentações das ideias em 5 minutos (em grupos)

Marketing (com convidado especial)

Atividades em grupos sobre marketing

- Quarta-feira, 24 de julho – 17h-21h30 (Campus)

Finanças | Meetings professor + equipa

- Quinta-feira, 25 de julho – 16h-22h (no Campus, em conjunto com o grupo 1)

“Elevator Pitches”

Convidado Especial

- Sexta-feira, 26 de julho – 16h-22h (no Campus, em conjunto com o grupo 1)

Apresentações e networking

Obs:  O plano de trabalho apresentado pode sofrer ajustamentos.   

Área científica predominante

Turismo e lazer

Línguas de aprendizagem/avaliação

Inglês

Plano de estudos

1 Empreendedorismo em desportos aquáticos e viagens

Compreender os desafios que os empreendedores enfrentam com foco nas primeiras etapas para abrir uma empresa
Ser capaz de identificar oportunidades de negócios
Ganharam uma compreensão adequada de todas as decisões em relação ao dinheiro, produto e aspetos legais da administração de uma empresa (internacional)
Compreender a indústria das viagens e turismo, bem como dos desportos náuticos em Portugal
Discutir as contribuições dos empreendedores para as economias e sociedades
Criar uma estrutura sólida focada em uma combinação de trabalho e vida pessoal

Bibliografia

Entrepreneurship and Small Business, 4/E, Burns P.2016, Palgrave - ISBN: 978–1–137–43035–9
Grip: the Art of Working Smart, Pastoor R .Feb. 2022, Harper Collins - ISBN: 978-1400233687
How to Master the Art of Selling, Hopkins T.Oct. 1982, Hachette Book Group (revised 2005) - ISBN: 978-0521384513
How to Win Friends & Influence People, Carnegie D.1 936, Simon & Schuster (revised 2010) - ISBN: 978-0671027032
Rich Dad Poor Dad, Kiyosaki R. May 2000, Business Plus - ISBN: 978-1612680194
Scaling Up: How a Few Companies Make it…. And Why the Rest Don’t, Harnish V.Oct. 2014, Gazelles, Inc. - ISBN: 978-0986019524
Shoe Dog: a Memoir by the Creator of Nike, Knight P., Apr. 2016, Simon & Schuster - ISBN: 978-1471146701

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.