/ CURSOS PRR-LFA

Curso acreditado pelo CCPFC (1 crédito)

21 horas de contacto
Regime/Local
Idioma de ensino
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

16/12/2022 a 02/01/2023

Realização do curso

07/01/2023 a 11/02/2023

Apresentação

Este curso foi desenvolvido no âmbito da investigação realizada no seio do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, da Universidade de Coimbra, visando uma transposição e aplicação didáticas da pesquisa em torno da relação entre a significação literária e as materialidades da linguagem, som, voz, performance, códice, imagem e escrita digital. Assim, serão abordados, entre outros, os seguintes tópicos:

1. evolução do livro enquanto objeto;
  2. multimodalidade em meio impresso (BD e zines) e digital;
  3. literatura infantil e juvenil digital: leitura, receção e criação;
  4. comunidades online e produção escrita, dos booktubers ao Wattpad;
  5. Humanidades Digitais, literatura e ensino: Fragmentos em prática e o Arquivo Digital do Livro do Desassossego.

Este curso é acreditado pelo CCPFC (1 crédito).

Objetivos

Tem como principal objetivo enriquecer e complementar a formação docente através da abordagem de tópicos e metodologias pedagógicas que, embora referenciados em documentos orientadores nacionais e internacionais, tais como Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME, 2017), Aprendizagens Essenciais (ME, 2018), Global Framework of Reference on Digital Literacy Skills (UNESCO, 2018), Recommendation of the Council on Children in the Digital Environment (OCDE, 2021) ou Foundational Teaching Skills (World Bank, 2021), são ainda pouco explorados em contexto de formação de professores.

Competências a desenvolver pelos estudantes

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de utilizar as plataformas e os programas abordados, bem como as obras e as metodologias trabalhadas, integrando-os criticamente nas suas práticas letivas.

Condições de acesso

Professores (formação contínua) e futuros professores (formação inicial).

Os candidatos serão admitidos por ordem de inscrição, desde que cumpram as condições de acesso pré-definidas.

Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de NIF português e residência em Portugal, à data da realização do curso.

Perde o direito ao incentivo o formando que não obtenha aprovação por ausência de frequência da formação (n.º 2 do artigo 5.º do Regulamento n.º 1126/2022)

Área científica predominante

Desenvolvimento pessoal

Línguas de aprendizagem/avaliação

Plano de estudos

1 Leitura, literacia, literatura e escrita na era digital: novas abordagens didáticas

A UC tem como objetivo principal enriquecer e complementar a formação docente através da abordagem de tópicos e metodologias pedagógicas que, embora referenciados em documentos orientadores nacionais e internacionais, tais como Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME, 2017), Aprendizagens Essenciais (ME, 2018), Global Framework of Reference on Digital Literacy Skills (UNESCO, 2018), Recommendation of the Council on Children in the Digital Environment (OCDE, 2021) ou Foundational Teaching Skills (World Bank, 2021), são ainda pouco explorados em contexto de formação de professores. Pretende-se, assim, dotar futuros docentes e os que se encontram no exercício da profissão de novas competências, conhecimentos e ferramentas que lhes permitam não apenas cumprir as orientações curriculares, mas também ir ao encontro das necessidades dos alunos e dos desafios da escola do século XXI.

Calendarização

Sábado, 07/01/2023 09:30 — 13:00 Faculdade Letras da UC
Sábado, 14/01/2023 09:30 — 13:00 Faculdade Letras da UC
Sábado, 21/01/2023 09:30 — 13:00 Faculdade Letras da UC
Sábado, 28/01/2023 09:30 — 13:00 Faculdade Letras da UC
Sábado, 04/02/2023 09:30 — 13:00 Faculdade Letras da UC
Sábado, 11/03/2023 09:30 — 13:00 Faculdade Letras da UC

Promotores

Universidade(s)

Unidade(s) orgânica(s)

Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas

Centro(s) de investigação

Centro de Literatura Portuguesa

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.