/ PROJETO PRR_LFA

Mestrado em Computação Musical e Design de Som - 1ª edição

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior(2024-07-31 a 2030-07-30)

Direcção Geral de Ensino Superior(Nº Registo: R/A-Cr 112/2024 - 2024-07-26)

Créditos
120 ECTS
Duração
726 horas
Vagas
20
Regime/Local
Presencial
(FCTUC)
Idioma(s) de ensino
PortuguêsInglês
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

02/09/2024 a 13/09/2024

Realização do curso

18/10/2024 a 18/10/2026

Apresentação

Através de um programa interdisciplinar que combina ciências da computação, engenharia, design e arte, o Mestrado em Computação Musical e Design de Som visa formar profissionais especializados nas áreas da computação musical e do design de som, explorando a convergência entre música, tecnologia digitais e as indústrias criativas.

Pode encontrar mais informações sobre este curso em:

https://www.uc.pt/cucff/oferta-formativa/mestrados/mestrado-em-computacao-musical-e-design-de-som/

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/11962/2024-2025

Objetivos

O Mestrado em Computação Musical e Design de Som visa formar profissionais especializados nas áreas de design de som e música computacional, explorando a convergência entre música, tecnologia e as indústrias criativas.

Competências a desenvolver

 É objetivo do Mestrado em Computação Musical e Design de Som formar profissionais com competências especificas em:

- Designer de som;

- Produtor Musical;

- Engenheiro de Áudio;

- Programador de software musical;

- Compositor;

- Performer;

- Docente;

- Investigador;

- Gestor cultural ou assessor;

- Produtor ou Assistente em projetos culturais e artísticos nos domínios da música ou dos novos media.

Condições de acesso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em: Informática, Música, Design e Multimédia e licenciaturas afins;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);

c) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da FCTUC;

d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo científico, artístico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCTUC;

2. O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível em: 

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/11962/2024-2025

Montante de propina / Preço: 

- Estudante Nacional ou equiparado (Europeu): 2.000,00€ (valor anual);

- Estudante Internacional (Não Europeu): 7.000€ (valor anual).

Apoio PRR* à propina:
→ 50% de apoio à propina, para todos os estudantes Nacionais ou equiparados (Europeus) colocados. Custo para o aluno: 1.000,00€/ano;
→ 40% de apoio à propina, para todos os estudantes Internacionais (Não Europeus)  colocados. Custo para o aluno: 4.200€/ano

* Ao abrigo do Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy, para efeitos de incentivo PRR, todos os estudantes (nacionais e internacionais) deverão deter NIF português e morada em Portugal à data da realização do curso. 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Área científica predominante

Ciências informáticas

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Inglês

Plano de estudos

1 Perceção e Cognição Musicais - 1º semestre ( obrigatória)

Será feita uma abordagem introdutória aos processos percetuais e cognitivos subjacentes às nossas sensações sonoras e musicais.


Adotaremos uma perspetiva computacional, funcional e prática para facilitar a organização e desenvolvimento dos conceitos discutidos em sala de aula.

Exploraremos como os atributos básicos da música e do som são percebidos e processados por dispositivos sensoriais humanos e abordaremos a relação entre as características acústicas dos sons e nossa interpretação emocional, cognitiva e estética.

Programa:

1.O sistema percetual humano

2. Psicofísica das dimensões básicas do som: Resolução de Frequência, Loudness, Altura e Timbre

3. Organização percetual e ilusões musicais

4. Neurociência do Sistema Auditivo

5. Paralelos com fala e linguagem

6. Memória, familiaridade e antecipação musical

2 Programação para Som e Música - 1º semestre (obrigatória)

Dominar as principais técnicas de composição musical assistida por computador.

Processos estocásticos e determinísticos combinados com as principais tecnologias e técnicas de composição desenvolvidas nas últimas décadas.

Mecanismos para lidar com processos criativos. Conceitos básicos e métodos de composição musical assistida por computador. 

Entender como algoritmos e modelos computacionais servem como meios eficazes para compor música.

Descobrir como alavancar as habilidades criativas a partir de um diálogo co-criativo com computador.

Programa:

1. Computador como ferramenta de escrita musical
2. Partitura algorítmica
3. O som como processo computacional
4. A síntese sonora sigital
5. Criando estruturas simbólicas: a partitura digital
5.1 Métodos estocásticos
5.2 Métodos determinísticos
6. A composição como processo sonoro
7. Processos híbridos em tempo diferido
7. Processos híbridos em tempo real
8. Projeto: uma composição assistida por computador

 

3 Seminário 1 — Som, Arte e Tecnologia - 1º semestre (obrigatória)

O estudante desenvolverá uma compreensão do papel do som em práticas artísticas contemporâneas, designadamente no domínio arte sonora e da composição audiovisual.

Programa:

1. Arte Sonora: Definição e Primeiras Manifestações
2. Arte Sonora e os Novos Media
3. Som de Artistas Visuais
4. Composição Audiovisual
5. Sonificação como Data Art

4 Teoria e Práticas Composicionais dos Séculos XX e XXI - 1º semestre (obrigatória)

O objetivo central desta unidade curricular é desenvolver no aluno o sentido crítico e a compreensão das questões da teoria musical e das práticas composicionais da atualidade.

Visa sobretudo ampliar o seu repertório de escuta de obras e incentivar a pesquisa dessas composições.

Serão apresentados aspectos básicos da teoria musical do século XX e início do século XXI, bem como as principais técnicas composicionais desenvolvidas por compositores desses períodos.

Programa:

1. A escuta e a análise musical
2. Da música concreta e eletrónica à eletroacústica
3. Música Experimental, Experiência como Música
4. O acaso e o Silêncio
5. Música como Processo Gradual
6. Compositores e obras do minimalismo
7. A música textural e as massas sonoras
8. Compositores e obras do espectralismo
9. Explorando Ecologias de Música e Som

5 Laboratório de Improvisação Sonora e Programação - 1º semestre (opcional)

Esta unidade curricular proporciona aos alunos um ambiente laboratorial dedicado ao desenvolvimento das suas competências de programação, improvisação e performance sonora.

Durante o curso, os alunos serão incentivados a explorar criativamente diferentes tecnologias digitais, instrumentos musicais e dispositivos, para criar projetos conjuntos de experimentação sonora.

Programa:

1. Introdução ao curso e ao Laboratório
2. Apresentação de Grupos e Performances Coletivas
3. Apresentação de Projetos de Performance Distribuída
4. Projetos de Programação e Criação Sonora
5. Atividades em Grupo de Desenvolvimento de ideias e Programação
6. Performance Conjunta dos Diferentes Grupos

6 Composição Assistida por Computador e Programação Sonora - 2º semestre (obrigatória)

O principal objetivo desta unidade curricular é capacitar os alunos para compreender e explorar as técnicas avançadas no domínio da composição musical assistida por computador.

Apresentaremos conceitos e métodos avançados de computação assistida com o objetivo de demonstrar como algoritmos e modelos computacionais podem ser usados efetivamente na criação musical.

O foco será o desenvolvimento de abordagens inovadoras e o aprofundamento do uso criativo de ferramentas computacionais, incentivando os alunos a expandir seus horizontes na programação sonora paralelamente aprimorando suas habilidades criativas na composição musical.

Programa:

1. Composição Assistida por Computador
2. Composição com Autómatos Celulares
3. Síntese Granular e Pulsar
4. Composição e Síntese Evolutiva
5. Robótica e Composição de Mundo Real
6. Computação Quântica Musical

7 Design de Som para Meios Audiovisuais - 2º semestre (opcional)

O som e sua relação com a imagem.. 

Principal objetivo: desenvolver capacidades críticas, técnicas e criativas que permitam conceber e produzir o desenho de som para meios audiovisuais em diversos contextos e formatos, desde vídeos para web, televisão e streaming, a cinema e instalaçãoes de arte cinemática.

Compreender e identificar os conceitos fundamentais das relações entre som e imagem, as estratégias e técnicas de condução apreciativa e emocional da audiência e as principais técnicas de produção, composição e mistura de som para diferentes ambientes e espaços.

Programa:

1. História e estado-da-arte do som nos meios audiovisuais: perspetiva estética
2. Analise da banda sonora de trabalhos iconicos e referenciais dos séc. XX e XXI
3. O pipeline de produção da banda sonora em meios audiovisuais.
4. Voz, diálogos e narração
5. Foleys e sound-fx.
6. Texturas e soundscapes
7. Música, tema e variações
8. Mistura de som
9. Salas e espaços de projeção
10. Formatos e normas

8 Processamento de Sinal para Som e Música - 2º semestre (obrigatória)

No final da unidade curricular, o aluno deverá conhecer as principais propriedades e potencialidades da aplicação da transformada de Fourier, bem como outras estratégias que permitem conduzir à descrição e transformação de sinais áudio.

Programa:

1. Preliminares: conceitos matemáticos
2. Transformada de Fourier Discreta: definição e propriedades
3. Transformada de Fourier de tempo Curto: definição
4. Modelo sinusoidal
5. Modelo CQT (Constant Quality Transform) com banco de filtros em oitavas.
6. Transformações sobre o som
7. Descritores de áudio
8. UGens
9. Filtros
10. Delay
11. Reverberação

9 Seminário 2 — Tendências Atuais em Design de Som - 2º semestre (obrigatória)

O estudante desenvolverá uma compreensão sobre as técnicas atuais de design de som e a sua relação com outros domínios.

Programa:

1. Foley e Gravação de Campo
2. Design de som interativo e adaptável
3. Áudio Procedimental
4. Ambisonics e áudio 3D
5. Áudio Binaural
6. Áudio para Realidade Estendida

10 Design de Som - 2ª semestre (obrigatória)

Comprensão dos conceitos e das técnicas actuais para o design de som em media interativos e ambientes de instalação.

Compreender as dinâmicas e propriedades de diversos contextos acústicos, as potencialidades comunicativas e as limitações da ecologia acústica de diversos contextos media, e a forma como o design de som pode ser utilizado para transformar a perceção de uma experiência de espaço ou de media interativos.

Oferecer um conhecimento base dos equipamentos e software que podem ser utilizados na captação, edição e controle de áudio.

Programa:

1. Introdução aos conceitos chave em Sound Design
2. O estudo das paisagens sonoras naturais e humanizadas
3. Perspetivas física, psicoacústica e cognitiva do som.
4. O papel do som na modificação da perceção, funções experiencial e comunicativa
5. Técnicas de análise de paisagens sonoras e a noção de ecologia acústica
6. A prática da criação e tratamento de elementos áudio na composição de paisagens sonoras
7. Instrumentos e técnicas

11 Design de Som para Videojogos - 2º semestre (opcional)

Nesta unidade curricular, serão apresentadas as particularidades do design de som para os videojogos através de um currículo teórico e prático, que permitirá a aquisição de conhecimentos técnicos e teóricos que lhes permita desenvolver um sentido crítico para analisar e entender a história e estado-da-arte da matéria e, conceber e implementar a banda sonora de videojogos, desde a criação de sons e efeitos especiais até à composição musical com estruturação recursiva em "árvore" de caminhos.

Programa:

1. História e estado-da-arte dos videojogos e do som para videojogos.
2. Análise da bana sonora de jogos icónicos.
3. Introdução às ferramentas de desenvolvimento de som para videojogos: GameEngines, DAWs e middlewares.
4. Criação e utilização de sons pré-produzidos.
5. Criação e utillização de sons procedimentais.
6. Composição musical com recursividade e caminhos em "árvore".

 

12 Gravação e Mistura - 2º semestre (opcional)

A gravação de sons, suas tecnologias, técnicas e implicações estéticas formam um dos elementos estruturais fundamentais do trabalho sonoro e musical.

As escolhas de equipamento, disposição espacial e técnica de conversão em áudio, têm impacto direto na qualidade estética do trabalho final que utiliza-se dos sons gravados, sejam eles em sua forma pura ou processados e manipulados.

Desta forma, o objetivo principal desta unidade curricular é o de proporcionar aos alunos uma visão geral das técnicas e tecnologias atuais de gravação para que consigam fazer escolhas informadas e correta implementação nas etapas de gravação dos projetos em que participam.

Programa:

1. Ondas sonoras e transdução.
2. História e estado-da-arte dos microfones.
3. Técnicas de gravação em estúdio.
4. Técnicas de gravação ambiente.
5. Gravações em meios diversos: hidrofones e microfones de contato.
6. Técnicas de amplificação e mistura em performance.
5. Formatos e compressão de áudio.

13 Inteligência Artificial na Música - 1º semestre | 2º ano (obrigatória)

O estudante desenvolverá uma comprensão dos conceitos, técnicas e algoritmos atuais em inteligência artificial e aprendizagem automática com aplicação no domínio da música.

Em particular, o estudante deverá compreender e aplicar as técnicas e algoritmos utilizados na geração, análise e processamento de sons e músicas através do uso de inteligência artificial e aprendizagem automática.

Programa:

1. Inteligência Artificial: definição
2. Inteligência Artificial na Música: exemplos introdutórios (composição, improvisação, análise e produção), considerações éticas, legais e
estéticas
3. Técnicas simbólicas: definição, exemplos, aplicação em música
4. Técnicas de inspiração biológica: definição, exemplos, aplicação em música
5. Técnicas conexionistas: definição, exemplos, aplicação em música
6. Implementação de sistemas discriminativos
7. Implementação de sistemas generativos

14 Novos Interfaces para Expressão Musical - 1º semestre | 2º ano (obrigatória)

O estudante deverá compreender os conceitos por detrás da interação em tempo-real no contexto de expressão musical, bem como os conceitos de mapeamento, feedback e controlador.

Deverá também comprender os conceitos por detrás da interação humano-computador num contexto de performance musical.

Deverá aplicar conceitos teóricos de design de interação em tempo real para a conceção de interfaces para expressão musical.

Programa:

1. Interfaces Musicais: definição, modelo genérico, mapeamento e feedback
2. Estética do NIME: transparência, feedback visual, metáfora da interação, expressividade
3. Interfaces Visuais: exemplos
4. Construção de um NIME: uso de sensores, MIDI e microprocessadores

15 Co-Criatividade Humano-Computador aplicada à Improvisação Musical - 1º semestre | 2º ano (opcional)

Esta unidade curricular aborda a interação entre a co-criatividade computacional e a improvisação musical com instrumentos acústicos ou interfaces digitais.

Nessa disciplina, os alunos serão introduzidos a modelos computacionais generativos e evolutivos, que permitem a criação de sistemas de improvisação computacional capazes de ouvir e se adaptar em tempo real à performance humana.

Programa:

1. Fundamentos da co-criatividade computacional e sua aplicação na música.
2. Modelos computacionais generativos e evolutivos aplicados à música.
3. Interação humano-computador em performances musicais improvisadas.
4. Estado da arte em sistemas de improvisação computacional.
5. Introdução ao ambiente SoMAX2
6. Projeto de sistemas de improvisação

16 Conservação e Restauro de Som e Música Eletroacústica - 1º semestre | 2º ano (opcional)

O objetivo desta unidade curricular é o de introduzir os problemas éticos, técnicos e estéticos intrínsecos à conservação e restauro de obras e material artístico, com foco especial para o problema da conservação e restauro de som e música eletroacústica, originalmente desenvolvidos com equipamento tecnológico elétrico, eletrónico e digital.

Os alunos conhecerão os desafios desta atividade em diferentes contextos e meios, e desenvolverão os conhecimentos necessários para reparar, atualizar, emular e documentar obras e instrumentos musicais digitais de distintos formatos e períodos, desde a primeira metade do século XX até à contemporaneidade.

Programa:

1. Ética na conservação e restauro em arte
2. História e estado-da-arte da síntese sonora e computação musical
3. A notação e anotação dos sons eletrónicos em partituras
4. Restauro de sons gravados
5. Restauro de sons gerados e processados em tempo-real de performance
6. Documentação técnica e estética

17 Recuperação de Informação Musical - 1º semestre | 2º ano (opcional)

O estudante deverá compreender os principais conceitos, técnicas e aplicações que estão em associação com área de Music Information Retrieval (MIR), assim como as diferentes métricas presentes na avaliação de sistemas MIR.

Deverá também conseguir aplicar esses conceitos e técnicas no desenvolvimento de um sistema.

Programa:

1. Introdução aos sistemas MIR: definição, evolução, modalidades musicais, aplicações, temas de investigação e desafios.
2. Descrição do timbre
3. Descrição da altura.
4. Detecção de novidade e segmentação
5. Croma, acordes e estimativa de tom
6. Análise rítmica
7. Semelhança musical
8. Classificação e etiquetagem automática.
9. Descrição e indexação de música com base no contexto
10. Propriedades do utilizador e contexto do utilizador
11. Avaliação de sistemas MIR

18 Dissertação - 2º semestre | 2º ano

Nesta unidade curricular, os alunos devem desenvolver um projecto com a contribuição de decisões conceptuais, técnicas e formais a partir de requisitos de programa por si formulados.

Dá-se especial importância aos aspectos de autoria e de inovação, à pertinência das soluções metodológicas e à relevância social e cultural das propostas.

Introduz-se a prática de gestão de projeto. Desenvolvem-se competências de comunicação com a elaboração de uma dissertação e defesa em provas públicas.

Programa:

Os conteúdos programáticos serão adaptados de acordo com os temas de investigação escolhidos.

19 Estágio - 2º semestre | 2º ano

Nesta unidade curricular, os alunos devem desenvolver um projecto em contexto empresarial com a contribuição de decisões conceptuais, técnicas e formais a partir de requisitos de programa por si formulados.

Dá-se especial importância aos aspectos de autoria e de inovação, à pertinência das soluções metodológicas e à relevância social e cultural das propostas.

Introduz-se a prática de gestão de projeto. Desenvolvem-se competências de comunicação com a elaboração de um relatório de estágio e defesa em provas públicas.

Programa:

Os conteúdos programáticos serão adaptados de acordo com os temas de estágio escolhidos.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Departamento de Engenharia Informática
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Programa Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.