Mestrado em Estudos Curatoriais
APRESENTAÇÃO
O ciclo de estudos de Mestrado em Estudos Curatoriais desenvolve competências nesta área de atividade transversal, reunindo especialidades oriundas de vários setores das ciências humanas e da teoria e história da arte com o objectivo de formar especialistas nos processos de mediação da arte contemporânea.
A
oportunidade da criação deste Mestrado deriva do grande incremento que o
interesse e o estudo da arte contemporânea
têm registado
em Portugal,
mas também do reconhecimento de que a formação curatorial fornece competências
ajustadas à comunicação e sensibilização de públicos para a arte contemporânea.
Os Estudos Curatoriais são suporte, pelo seu caráter transversal, para o
incremento de investigação para a qual concorrem as diversas disciplinas que
têm vindo a debruçar-se sobre as práticas artísticas -- a História de Arte, a
Teoria de Arte, a Estética, bem como as ciências humanas em geral.
Os conteúdos programáticos do Mestrado em Estudos Curatoriais permitirão aos alunos uma base sólida para a compreensão da diversidade e a complexidade da prática da Curadoria, a sua genealogia e contornos atuais. O contacto direto com s agentes culturais, como curadores e artistas, por exemplo, ampliam esta compreensão e viabilizam a interação com contextos plurais e transversais à prática curadoria contemporânea. A relação com a Bienal de Arte Contemporânea Anozero e o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, e todas as redes de parcerias nacionais e internacionais, dos quais se destaca o Venice Curadoria Course - Internacional Curadoria Program, que o Mestrado em Estudos Curatoriais estabelece, ampliam esta possibilidade e asseguram os objetivos de aprendizagem estabelecidos no curso.
O Mestrado encontra-se estruturado por forma a também desenvolver nos alunos competências no âmbito da produção cultural, preparando nesse sentido os formandos para o desenvolvimento de actividades no âmbito geral da gestão e administração da cultura contemporânea.
OBJETIVOS
- Conhecer, compreender e assimilar a diversidade e a complexidade da prática da Curadoria, a sua genealogia e contornos atuais. - Identificar as diferentes áreas da prática curatorial, desde a seleção de obras, passando pela instalação, à comunicação, edição ou mediação. - Refletir criticamente sobre as circunstâncias históricas, sociais e éticas que enformam a criação e o desenvolvimento de um projeto ou programa curatorial. - Estabelecer relações conscientes e traduzíveis em discurso entre obras e autores. - Desenvolver a capacidade de análise crítica sobre os contextos expositivos e os discursos curatoriais. - Desenvolver pontos de vista autónomos sobre os processos expositivos. Informar sobre os processos e complexidades das várias áreas da prática curatorial (curadoria de coleções, trabalho em instituições museológicas, projetos em instituições alternativas, autarquias, festivais, em galerias, etc.). Colocar o estudante perante a tomada efetiva de decisões curatoriais.
METODOLOGIAS
A combinação de uma forte componente teórica e de um conjunto de metodologias assentes no conceito de Practice Based Research (PBR), assim como o contacto com artistas e curadores e situações expositivas in situ, permitirão uma adequação plena àquilo que são os objetivos do Curso. O Laboratório de Curadoria, afeto ao Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes, é um espaço ensaístico para a prática curatorial em contexto formativo. Tendo como premissas primeiras a experimentação e o questionamento, opera segundo dinâmicas metodológicas de ação e participação. Nele são concebidos e desenvolvidos projetos que investigam e exploram o conceito de situ-ação, em que o contacto direto dos vários agentes potenciam um processo colaborativo e coletivo. Juntos, artistas convidados, alunos, docentes e comunidades várias, ensaiam pedagogias ativas assentes na dinâmica problem-oriented project-based learning expandindo, em simultâneo, o entendimento do espaço expositivo e da própria sala de aula. Da intersecção de ambos, nasce o Laboratório e deste, emerge uma zona de contacto, um território híbrido que se edifica no interstício entre as práticas artísticas e curatoriais e a educação.
A par de uma formação teórica, os alunos encontram no Laboratório uma possibilidade de testagem, de resolução de problemas e de implementação de projetos que articulam vários saberes e linguagens. A presença de artistas, curadores, autores de áreas tão diversas como a Dança, a Arquitetura, a Fotografia, o Teatro ou o Cinema, nos Seminários do Curso de Doutoramento em Arte Contemporânea permite uma partilha de conhecimento plural, na medida em que os alunos do Mestrado em Estudos Curatoriais têm a oportunidade de participar desses Seminários ou serem desenvolvidas masterclasses específicas, com esses autores, no âmbito do Mestrado, constituindo mais uma oportunidade para aprofundamento das investigações em curso.
A relação com a Bienal de Arte Contemporânea e o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, assim como com toda a rede de parcerias nacionais e contactos internacionais que o Mestrado em Estudos Curatoriais estabelece, amplia e fundamenta esta praxis metodológica.
O QUE NOS DISTINGUE
. Pedagogias ativas assentes na dinâmica problem-oriented project-based learning . O Laboratório de Curadoria: um espaço ensaístico para a prática curatorial em contexto formativo. .Parceria com o Venice Curatorial Course – International Curatorial Program (http://venicecuratorialcourse.com/home/) que permitirá a circulação de docentes e professores, assim como a realização de projetos curatoriais conjuntos . Protocolo com a BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA ANOZERO, no âmbito do qual, os estudantes do Mestrado em Estudos Curatorais desenvolvem um projeto curatorial (da produção, comunicação e edição à mediação). (https://youtu.be/MyU_IupZflA) . Parceria com a plataforma de crítica e arte contemporânea "UmbigoLab" (https://umbigomagazine.com/pt/blog/2021/03/02/o-colegio-das-artes-da-universidade-de-coimbra-e-a-plataforma-umbigolab/) na qual os estudantes desenvolvem projetos curatoriais exibidos regularmente em formato digital no respetivo site. No contexto desta parceria, está projetada a realização de uma exposição anual no Museu Nacional de Arte Contemporânea na Galeria Millenium bcp com curadoria dos estudantes do Mestrado em Estudos Curatorais. (https://colegiodasartesexposicoes.pt/exposicao/no-sonho-do-homem-que-sonhava-o-sonhado-acordou) . Parceria editorial com a revista de arte contemporânea "Umbigo" possibilitando aos estudantes a publicação de ensaios críticos. (https://umbigomagazine.com/pt/blog/2022/05/27/english-umbigo-online-interview-rebeca-romero-by-mafalda-ruao/) . Implementação de uma vasta rede de parcerias regionais (Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Teatro Académico Gil Vicente, Centro de Arte Contemporânea de Coimbra), nacionais e contactos internacionais. . Realização de workshops, seminários, conferências, com artistas, curadores e autores de áreas de ação transdisciplinar.
REDE DE PARCERIAS e PROTOCOLOS
Venice Curatorial Course; Museu Coleção Berardo, Lisboa; Culturgest, Lisboa; Fundação PLMJ, Lisboa; HANGAR - Centro de Investigação Artística, Lisboa; DGPC – Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa; Oficina, Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães; Centro de Arte Contemporânea de Coimbra; Círculo Artes Plásticas de Coimbra; Moinho de Papel, Leiria; Centro de Arte Oliva, S. João da Madeira; Galeria Solar (Festival Curtas Metragens), Vila do Conde; Espaço Mira, Porto; Museu de Serralves, Porto; Arquipélago: Centro de Artes Contemporâneas, Açores; Fundação Helga de Alvear, Cáceres, Espanha; Fundacíon Montenmedio Arte Contemporáneo, Cadiz, Espanha; NC-Arte, Bogotá, Colombia, Museu de Artes Decorativas/ Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, Lisboa; Museu-Atelier Júlio Pomar, Lisboa; Arquivo Municipal de Lisboa; MAAT, Lisboa; O Centro de Artes Alberto Carneiro, St. Tirso.
De notar o protocolo no âmbito do programa de mobilidade Erasmus firmado com a Universidade de Media Arts and Design de Karlsruhe e o Venice Curatorial Course.
O curso está estruturado em 4 semestres ocupados com seminários teóricos e teórico-práticos e pela elaboração de dissertação.
Aos semestres ocupados com frequência de unidades curriculares correspondem 70 unidades de crédito (ECTS).
À dissertação correspondem 50
unidades de crédito (ECTS), para um total de 120 (ECTS).
Unidades curriculares | Tipo | ECTS | Docente |
Curadoria de Exposições I | Sem | 10 | Ana Rito |
Questões Teóricas da Arte Contemporânea | Sem | 6 | Catarina Rosendo |
Crítica e Ensaística sobre Arte | Sem | 6 | Catarina Rosendo |
Espaços Expositivos e História da Exposição como Dispositivo | Sem | 8 | Nuno Grande |
Curadoria de Exposições II | Sem | 10 | Ana Rito |
Museologia e Conservação | Sem | 6 | Dalila Rodrigues |
Produção, Organização e Gestão de Projetos | Sem | 8 | Ana Rito José Maçãs de Carvalho |
Opção Livre (lecionada em outro curso de mestrado da Universidade de Coimbra) | Sem | 6 |
Seminário de Orientação I | Sem | 5 | Ana Rito José Maçãs de Carvalho |
Seminário de Orientação II | Sem | 5 | Ana Rito José Maçãs de Carvalho |
Dissertação/Estágio | Anual | 50 | Ana Rito José Maçãs de Carvalho |
Coordenador do Mestrado | José Maçãs de Carvalho