Manifesto "A Insustentável Leveza da Ciência"
A Comissão de Trabalhadores da Universidade de Coimbra (CT.UC) apresentou esta quarta-feira, dia 7 de maio, em conferência de imprensa, o manifesto “A Insustentável Leveza da Ciência”, elaborado por um Grupo de Trabalho constituído por investigadores/as da Universidade de Coimbra, externos à CT.UC. O documento destaca os principais problemas que afetam a investigação científica no ensino superior a nível nacional.
Entre os aspetos mais críticos identificados, salientam-se a precariedade laboral e o subfinanciamento crónico da investigação científica, resultado de uma alocação insuficiente de recursos por parte do poder político nos últimos anos. Estas fragilidades têm tornado a carreira de investigação instável e sem perspetivas profissionais, dificultando a consolidação de trajetos científicos duradouros e comprometendo o futuro da ciência em Portugal.
O manifesto expressa as preocupações de centenas de investigadores/as e trabalhadores/as do ensino superior, apelando a uma intervenção urgente do Governo para valorizar a atividade científica, garantir condições de trabalho dignas e assegurar a estabilidade profissional dos/as investigadores/as, em igualdade com os/as restantes trabalhadores/as do setor.