Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro de 2025, o Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz acolhe o Blended Intensive Programme (BIP) intitulado “Coastal Tourism in the Anthropocene: building resilience from past lessons to future solutions”.

Organizado pelo Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), sob coordenação do Professor Carlos Cardoso Ferreira, este programa contará com a participação de nove universidades parceiras do espaço Erasmus, reunindo cerca de 40 participantes entre estudantes e docentes.

O curso propõe uma abordagem crítica e multidimensional aos desafios enfrentados pelas áreas turísticas costeiras, explorando as suas transformações à luz das alterações climáticas, dinâmicas sociais e territoriais. O objetivo é identificar estratégias de resiliência e soluções sustentáveis, cruzando lições do passado com caminhos para o futuro.

A componente presencial inclui aulas, workshops, mesas-redondas e visitas de campo, permitindo articular teoria com observação direta e contacto com stakeholders locais.

Programa   (254 kB)