Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

FAQs COVID-19


COVID-19: NORMAS E SEGURANÇA NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 

A Universidade de Coimbra tem sido muito ativa no combate à pandemia de COVID-19, tendo lançado, nomeadamente, em março, a plataforma UC against COVID-19 (www.uc.pt/covid19), que agrega todos os esforços e projetos desenvolvidos pela nossa comunidade no combate ao novo coronavírus. Estando já a preparar o próximo ano letivo, 2020/2021, preparámos a resposta a um conjunto de questão frequentemente colocadas, para esclarecer os/as futuros/as estudantes sobre as dúvidas que possam surgir no âmbito das candidaturas ao Ensino Superior em 2020. 

Como está a Universidade de Coimbra a promover esforços para o combate à COVID-19?

A Universidade de Coimbra lançou a plataforma UC against COVID-19 (www.uc.pt/covid19), que agrega todos os projetos de investigação e inovação promovidos pela nossa Universidade no âmbito da luta contra a pandemia. A Universidade de Coimbra tem ainda em pleno funcionamento desde abril, no seu Laboratório de Análises Clínicas, uma unidade dedicada exclusivamente à análise de testes de diagnóstico ao novo coronavírus, que conta com a colaboração de mais de 80 voluntários e onde diariamente são realizados cerca de 250 análises de amostras. A nossa comunidade - docentes, colaboradores, estudantes e Alumni – uniram-se também na criação e produção de viseiras para apoiar os serviços de saúde e outros serviços na linha da frente no combate à pandemia. 

Como posso acompanhar as aulas não presenciais?

Desde que março de 2020, todas as aulas da Universidade de Coimbra passaram a ser lecionadas através de meios digitais. Todos os/as docentes têm lecionados as unidades curriculares online e foi também criada a plataforma Exams UC, para a realização de exames. 

Serei obrigado/a a utilizar máscara?

Sim. Tal como todos os/as colaboradores/as e docentes, também os estudantes deverão utilizar máscaras adequadas à convivência comunitária sempre que seja necessária a presença física nos espaços da Universidade de Coimbra. A utilização da máscara deverá ser acompanhada de uma constante higienização das mãos e do distanciamento físico de dois metros. 

Como serão asseguradas as normas de higiene e sanitárias nos espaços da Universidade de Coimbra?

Todos os espaços e serviços da Universidade de Coimbra cumprirão o plano de higienização estabelecido pela Universidade de Coimbra, que cumprem as regras da Direção-Geral da Saúde. Serão higienizados e desinfetados com regularidade nomeadamente maçanetas, corrimãos, botões de acionamento de elevadores, mesas, cadeiras e todas as superfícies partilhadas.

A Universidade de Coimbra tem em vigor serviços de apoio à saúde mental para apoiar os/as estudantes durante a pandemia de COVID-19?

Sim. Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) lançaram, em março de 2020, a UCare, uma linha de apoio emocional gratuita destinada a auxiliar toda a comunidade universitária na adoção de estratégias de gestão da ansiedade e na gestão do tempo de isolamento. Esta linha de suporte emocional, com atendimento à distância, é assegurada pela equipa de psicólogas clínicas dos SASUC. Depois do teu ingresso na Universidade de Coimbra, se pretenderes aceder a este serviço deves enviar um e-mail para ucare@uc.pt. 

A Universidade de Coimbra disponibiliza o acesso a equipamentos informáticos para o ensino à distância para estudantes economicamente carenciados?

Sim. A Universidade de Coimbra está a prestar apoio a todos/as os/as estudantes que não disponham de meios para seguir a modalidade de ensino à distância, mediante comprovação da situação de carência económica. Este apoio passa pela cedência de equipamentos como computadores, tablets ou dispositivos de banda larga móvel para o acesso à internet. 

Como devo proceder se tiver sintomas ou tiver mantido contacto com alguém já diagnosticado?

Se tiveres sintomas (os mais frequentes são febre, tosse e dificuldade respiratória) ou se tiveres estabelecido contacto com uma pessoa infetada, não deverás deslocar-te aos espaços da Universidade de Coimbra e deverás contactar os serviços de saúde. Caso realizes o teste de diagnóstico e o resultado seja positivo, deverás informar a tua faculdade imediatamente e deverás permanecer em isolamento, seguindo as indicações da Direção-Geral da Saúde. 


O COMBATE À PANDEMIA DE COVID-19 NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA EM NÚMEROS 


Número de Testes de Diagnósticos 

 21103

Número de Projetos de Investigação em Curso 

37 candidaturas a linhas de financiamento COVID (7 já aprovados)

Número de Estudantes Apoiados

 70

Número Viseiras Produzidas 

12369



Tens outras questões? Envia as tuas dúvidas para o endereço servicoeducativo@uc.pt.