Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Acordos Bilaterais

Os acordos de cooperação internacional visam formalizar uma parceria com uma ou mais instituições de ensino superior/ organizações internacionais e podem assumir diversas formas. Entre elas, o acordo de carácter geral que estabelece as condições básicas de uma cooperação abrangente baseada no intercâmbio de conhecimentos científicos e culturais. As atividades específicas (mobilidade de docentes e estudantes em determinadas áreas; organização de atividades de educação e investigação conjunta, etc.) que se venham a desenvolver na sequência desse acordo devem constar de adendas/ termos aditivos ao acordo geral. Podem ainda ser celebrados acordos específicos, independentemente da existência de um acordo de carácter geral, especialmente, nos seguintes casos:

  • mobilidade de docentes e estudantes ao abrigo do programa Erasmus;
  • concessão de graus em associação com instituições de ensino estrangeiras (graus conjuntos ou duplas titulações);
  • apoio à realização de cursos e ciclos de estudo em instituições de ensino estrangeiras.

Quer se trate de acordos mais gerais, quer se trate de acordos mais específicos (Erasmus e outros atrás referidos), devem ser respeitados os seguintes critérios:

  • interesse mútuo da parceria;
  • conhecimento mútuo;
  • existência de projetos concretos a desenvolver;
  • interesse para a formação dos estudantes e docentes; 
  • garantia de reconhecimento académico;
  • sustentabilidade da parceria (recursos humanos e financeiros).

Os docentes interessados na celebração de acordos de cooperação internacional devem contactar a DRI (dri.agreements@uc.pt) para obter as informações e os documentos necessários à concretização dessas parcerias.





Grande parte das atividades de ensino e investigação da Universidade de Coimbra tem lugar no âmbito de uma extensa rede de contactos e parcerias internacionais com instituições de ensino superior de todo o mundo, desde a Europa, África, América do Norte e do Sul, à Ásia, Médio Oriente e Austrália. 

A UC tem mais de 1500 acordos bilaterais Erasmus com centenas de universidades europeias de mais de 30 países e cerca de 200 acordos bilaterais instituições de ensino superior de outros países.

NOTA: As parcerias estão em permanente atualização, pelo que as listas aqui publicadas são apenas indicativas. Para informações detalhadas, contacte dri.agreements @ uc.pt