Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Erasmus ICM 2018-2021

Missões de Ensino/ Staff Teaching Assigment (STA)

REGRAS GERAIS

A mobilidade Erasmus ICM (International Credit Mobility) deverá ter uma duração mínima de 5 dias de atividade (excluindo domingos), aos quais acresce 2 dias de viagem. A duração máxima é a estipulada para a vaga que lhe foi atribuída. O número mínimo de aulas por semana é de 8h.

A bolsa inclui ajudas de custo e verba para apoio à aquisição da viagem. Ambos os valores são tabelados pela Comissão Europeia e podem ser consultados na página do projeto ICM.UC (2018-2021).

Os docentes selecionados numa das três convocatórias ICM têm direito a um Seguro de Acidentes Pessoais (viagem, assistência médica, repatriamento, responsabilidade civil) providenciado diretamente pela DRI. Os restantes docentes têm direito ao reembolso do custo real seguro (até um limite máximo de 350 euros), mediante apresentação do recibo de compra do mesmo.

CHECK LIST

»» Antes da Mobilidade:

  1. Acordar formalmente o Programa da Missão de Ensino/ Staff Mobility for Teaching - Mobility agreement em conjunto com a universidade estrangeira, e antes da missão ter início
  2. Receber “Scholarship Letter” providenciada pela DRI
  3. Adquirir a viagem e alojamento
  4. Adquirir visto (para alguns destinos, há possibilidade de adquirir o passaporte especial, que isenta de visto. Informe-se junto da DRI para o email dri.cplp@uc.pt)
  5. Fazer o registo de viajante no portal das Comunidades Portuguesas, onde poderá obter alertas, conselhos ao viajante, informação sobre a rede consular, entre outras
  6. Ir à consulta do viajante (pode ser marcada junto dos serviços médicos dos SASUC)
  7. Assinar o Contrato de bolsa junto da DRI
  8. Receber o Seguro de Acidentes Pessoais (viagem, assistência médica, repatriamento, responsabilidade civil) providenciado diretamente pela DRI OU apresentar recibo da compra do seguro para ser reembolsado (cf. regras gerais acima).
  9. Receber a bolsa no IBAN indicado no formulário de candidatura/ ficha de dados. A bolsa inclui ajudas de custo e verba para apoio à aquisição da viagem. Ambos os valores são tabelados pela Comissão Europeia e podem ser consultados aqui na página do projeto ICM.UC

O Programa de Missão tem obrigatoriamente de ser remetido à DRI antes da missão ter início já assinado pela instituição de acolhimento, uma vez que faz parte do Contrato Erasmus 

»» Depois da Mobilidade:

O docente dispõe do prazo máximo de 15 dias para entregar na DRI (ou no Gabinete de Relações Internacionais da sua Faculdade) os documentos finais:

  • Declaração comprovativa da realização da missão de ensino.
  • Relatório Final, a preencher online através do link enviado via email, diretamente ao docente participante, pela Comissão Europeia (remetente: replies-will-be-discarded@ec.europa.eu | assunto do email: ERASMUS+ individual participant report request)".
  • Relatório de atividades solicitado pela DRI.

N.B.: Compete ao docente fazer o seu próprio pedido de deslocação em serviço ao estrangeiro, ao abrigo do Programa Erasmus+, não sendo necessário enviar cópia para a DRI.


Para mais informações, contacte-nos através do email: dri.mobilidade@uc.pt