Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Fórum EC2U realiza-se de 4 a 7 de abril de 2022

O 4.º Forum EC2U decorre entre 4 e 7 de abril na Universidade de Pavia, Itália.
EC2U
EC2U

A cada seis meses a Aliança EC2U (European Campus of City-Universities) organiza um Fórum que reúne estudantes, pessoal, cidadãos, autoridades locais e regionais, para debater questões prementes para a sociedade e promover a partilha de boas práticas.

Depois de uma edição presencial de sucesso, acolhida pela Universidade de Salamanca em outubro de 2021, a Universidade de Pavia (Itália) recebe a comunidade EC2U - de 4 a 7 de abril - com um programa que inclui conferências, workshops e debates. O Fórum em Pavia é gratuito e aberto ao público em geral, combinando o formato online com eventos presenciais.

O Fórum, com inscrições já abertas, terá início com reuniões de trabalho à porta fechada, e será depois aberto ao público em geral nos dias 6 e7 de abril, oferecendo a partilha e participação ativa dos participantes sobre educação digital, sustentabilidade, micro-credenciais, investigação e inovação, entre outros temas. O evento inclui também atividades específicas dirigidas aos estudantes, como eventos desportivos, gravações de podcasts e debates, com o objetivo de encorajar o seu envolvimento no desenvolvimento da Aliança.

A ESN Coimbra (Erasmus Student Network) está a colaborar com a UC no processo de recolha de manifestação de interesse para participar no Fórum EC2U.

O programa e todas informações relevantes, bem como o registo de participação no evento encontram-se disponíveis aqui.


Sobre a Aliança EC2U

A EC2U é uma Aliança Universitária Europeia multi-cultural e multilingue coordenada pela Universidade de Poitiers (França) e inclui a Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade de Pavia (Itália), Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha) e a Universidade de Turku (Finlândia). O propósito da Aliança é desenvolver um espaço aberto e inovador que permita fluxos de mobilidade livre entre universidades e cidades, ultrapassando assim as visões estereotipadas das identidades regionais e nacionais. A Aliança baseia-se numa cooperação única entre universidades e cidades, envolvendo comunidades académicas, municípios, autoridades regionais, agentes socioeconómicos e cidadãos. A EC2U promoverá uma iniciativa global sem precedentes, baseada em desafios assentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).