Joana Bastos| Doutorado SSE

Joana Bastos

Na minha experiência profissional enquanto arquiteta, trabalhei em projetos de planeamento urbano e arquitetura, tanto em Portugal como no estrangeiro, que colocavam desafios a nível de sustentabilidade urbana, em particular, na sua componente ambiental. Com frequência, estes desafios eram delegados para equipas externas, de consultoria ou engenharia e a integração no desenvolvimento do projeto era limitada. Como era uma área de interesse para mim e identifiquei uma mais valia aprofundar os meus conhecimentos nesta área, decidi fazer uma pós-graduação na área da sustentabilidade urbana. Nesta escolha, a EfS destacou-se para mim pela sua multidisciplinaridade.

O doutoramento foi uma experiência muito positiva, tanto a nível profissional como pessoal. Desenvolvi investigação sobre a ligação entre a forma urbana e os impactes ambientais e na saúde, numa perspetiva de ciclo de vida, sob orientação do Prof. Fausto Freire. Neste percurso, tive oportunidades únicas, tanto com os Professores e colaboradores do grupo EfS, como em colaborações com outros investigadores, professores e profissionais. Destaca-se a colaboração com o Prof. Stuart Batterman na Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, que foi determinante no meu trabalho e nos resultados que obtive.

Atualmente estou a fazer investigação no Centro para a Ecologia Industrial (ADAI-LAETA), no âmbito do projeto Europeu H2020 “Urban_WINS: Urban metabolism accounts for building waste management innovative networks and strategies”.