Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Miguel Panão investiga o potencial geotérmico da Região Centro

Publication date: 01-12-2014 19:00

Esta semana o investigador Miguel Panão explicou o trabalho que desenvolve no âmbito da WP4 - Fornecimento de Energia Limpa. Na sua investigação, o professor auxiliar da Universidade de Coimbra recorre a modelos numéricos para perceber o potencial geotérmico de maciços graníticos da Região Centro. O objetivo é chegar a produzir energia elétrica através da energia geotérmica.


Que investigação desenvolve no âmbito do projeto EMSURE?

A investigação por mim desenvolvida no EMSURE refere-se à avaliação do potencial geotérmico da Região Centro para a produção de energia.

Quais são os objetivos deste estudo?

Este estudo tem por objetivo principal determinar o potencial geotérmico dos maciços graníticos de certas zonas-alvo da Região Centro, com base nas características termofísicas das rochas e na previsão da sua taxa de produção interna de calor.

Como carateriza as metodologias que aplica nesta investigação?

Numa primeira fase, a metodologia baseia-se na modelação numérica do campo de temperatura e dos fluxos térmicos até uma profundidade apreciável da crosta terrestre, tendo em conta a caraterização previamente realizada, quer em termos das propriedades das rochas, quer em termos das dimensões previstas dos maciços relevantes. Existirá uma forte interação com a caraterização geofísica, no sentido de definir as condições de fronteira e os restantes inputs necessários à modelação térmica.

Numa segunda fase, será explorado um software de simulação numérica para simular e comparar diferentes cenários e configurações para a extração da energia geotérmica profunda, de alta entalpia, tendo em vista o seu aproveitamento para a produção de energia elétrica.

Como define a importância desta investigação?

Dado que a exploração da energia geotérmica em Portugal é, ainda, reduzida face ao seu potencial previsto, uma adequada e fundamentada avaliação do mesmo permitirá definir as linhas de orientação estratégica a seguir para o seu desenvolvimento. Uma vez que os custos associados a essa exploração são ainda relativamente elevados, o recurso à simulação permite um conhecimento mais aprofundado que os minimiza, tornando o investimento nesta energia renovável mais competitivo.

Quais são os principais resultados e as aplicações desta investigação?

A fase da investigação associada à simulação está atualmente em curso. Assim, mais informação sobre os resultados obtidos será posteriormente divulgada.