Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

María Pablo Romero, relações entre transportes e consumo energético

Publication date: 08-02-2015 23:28

Integrada na equipa da WP5 – Avaliação sustentável e planeamento de sustentabilidade – a investigadora da Universidad de Sevilla (Espanha) está atualmente em Coimbra num programa de intercâmbio promovido pelo projeto EMSURE cujo objetivo é enriquecer a investigação com experiências e visões distintas.

Que investigação desenvolve no âmbito do projeto EMSURE?

No projeto EMSURE colaboro com os professores Luís Cruz e Eduardo Barata na estimativa de curvas de Kuznets energéticas específicas para o setor dos transportes, quer na sua totalidade, quer para os transportes privados residenciais ou para o transporte associado à atividade económica no âmbito da União Europeia.

Quais são os objetivos deste estudo?

O objetivo deste estudo é o de conhecer as relações existentes entre o consumo energético do setor dos transportes e o crescimento económico nos países da União Europeia. O conhecimento destas relações é essencial para poder planear políticas de redução de consumo energético de combustíveis e, por consequência, de redução de emissões de gases poluentes. A estimativa das curvas de Kuznets permite detetar diferenças nas relações entre o crescimento e o consumo energético nos países da União Europeia, e por isso permite orientar as políticas de forma diferenciada entre eles.

Como carateriza as metodologias que aplica nesta investigação?

As estimativas de curvas de Kuznets realizam-se através de técnicas econométricas de dados de painel. Estas técnicas foram utilizadas previamente nas estimativas destas curvas. Não obstante, a maioria das estimativas realizadas até à data têm problemas metodológicos graves. As estimativas realizadas nesta investigação permitem resolver alguns dos problemas mais graves, como os de regressões espúrias ou a falta de variáveis determinantes.

Como define a importância desta investigação?

Ainda que o estudo das relações da energia com o crescimento económico é uma questão amplamente abordada na literatura económica, os resultados não são conclusivos. Por isso, são muitos os economistas que consideram que estas investigações empíricas são necessárias para avançar com o conhecimento. Mais, a maioria das investigações realizadas até à data analisam as relações entre o consumo total de energia e o rendimento da sociedade como um todo, sem analisar um padrão sectorial diferente. Esta investigação centra-se no sector dos transportes, o principal consumidor de combustíveis, e por isso também um setor altamente poluente.

Quais são os principais resultados (já obtidos ou esperados) e as aplicações desta investigação?

De forma direta, os estudos desenvolvidos até ao momento mostram um padrão de consumo crescente de energia pelo setor dos transportes conforme a economia avança. Este padrão mostra-se mais premente quando se trata do uso de energia nos transportes do setor residencial e mais suave nos transportes de atividades comerciais. Em qualquer caso, não se observa que o mero crescimento económico permita reduzir o consumo de energia. No entanto, é certo quando o nível de rendimento é maior, o consumo de energia vai crescendo de forma mais lenta. No tocante aos países, observam-se claras diferenças entre os países do Este de Europa e o resto dos países da União Europeia, com o primeiro grupo a apresentar um consumo energético muito superior.