Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Estágios Fit4Work

Estágios de Verão UC

Oportunidade para proporcionar aos estudantes da UC experiências em contextos de trabalho, através do contacto direto com o ambiente geral de uma organização, promovendo a aproximação a instituições e empresas, nacionais e internacionais, e a valorização do seu curriculum ou redesenho do seu percurso escolar.

Destinatários: Todos os estudantes da UC

Condições: Os estágios não são (por princípio) remunerados nem se prevê a atribuição de subsídio de refeição ou de transporte. Porém, cada instituição, pode autonomamente definir essas ou outras formas de apoio.  

  • Duração mínima: 140 horas (cerca de 1 mês)
  • Duração máxima: 420 horas (cerca de 3 meses)

(os estudantes inscritos em unidades curriculares isoladas ou em programa de mobilidade terão que concluir o seu estágio até 31 de agosto)

Período de candidatura: de 15 a 31 de março (a confirmar anualmente)

Modo de candidatura: através do InforEstudante, na opção "Balcão Académico >> Estágios de Verão"

Divulgação dos resultados (no InforEstudante): até ao final do mês de abril (a confirmar anualmente)

Nota:

- Só poderão frequentar um estágio de verão, os estudantes com inscrição ativa (que não tenham concluído o ciclo de estudos)

Para obter a informação completa, nomeadamente sobre a forma de seriação dos candidatos, consulte o regulamento disponível aqui:

Regulamento de Estágios de Verão na UC

Certificação: Os estágios de verão são referenciados no Suplemento ao Diploma ou conferem o direito à emissão de um certificado para estudantes inscritos em unidades curriculares isoladas e estudantes em regime de programa de mobilidade.

Nota:

- A não concretização do estágio sem justificação prévia e fundamentada junto da entidade acolhedora e do NUPE impede a realização de estágio no ano letivo seguinte.

Estágios Autopropostos

Após a seriação, os candidatos não colocados e os estudantes que não se candidataram (ou que se encontrem apenas a frequentar unidades curriculares isoladas) podem procurar identificar outras entidades nas quais pretendam realizar o estágio e encetar os contactos necessários para a sua colocação. Esta situação está prevista essencialmente no caso de não existirem vagas sobrantes do processo de candidatura normal, para a sua área de formação e na sua área geográfica de residência fora do período de aulas.

Em caso de aceitação do pedido de estágio, as entidades acolhedoras informam o NUPE sobre as condições específicas do estágio (datas, carga horária, etc.) e do respetivo plano através de correio eletrónico para estagios@uc.pt

Estágios Curriculares

Diversos planos de estudos da UC prevêem a possibilidade de se realizarem estágios curriculares. Estes são tratados diretamente com e nas respetivas unidades orgânicas (faculdades e/ou departamentos), com os quais o NUPE, em alguns casos, se articula para a consecução de alguns procedimentos (protocolos, acordos, etc.).

Os estágios curriculares, à semelhança dos estágios de verão, podem ser uma excelente oportunidade para experimentar possíveis áreas de atividade, enriquecer o curriculum e desenvolver conhecimentos (técnicos mas também relacionais) que poderão incrementar a futura empregabilidade do diplomado. 

Estágios de Formação Contínua

(informação a disponibilizar em breve)