CEPA
© UC
O Arquivo da Universidade de Coimbra participou na iniciativa “Conhecer e Experimentar para Aprender | CEPA”, promovendo a realização de um workshop e de duas visitas técnicas.
Enquadramento da proposta
Instituição: UC | Turismo.
Âmbito: apoio à realização da ação de formação intitulada: “Conhecer e Experimentar para Aprender (CEPA)”.
Público-alvo: professores (previsão de até 20 participantes).
Data da iniciativa: 23 e 24 de julho de 2020.
Nª de horas: até 1h30m.
Proposta de atividades
- Workshop: Título: “Ideias e projetos: a transversalidade dos arquivos no contexto do ensino e da aprendizagem pela experimentação”
Descritivo: apresentar um portfólio de ideias e de projetos a desenvolver em Arquivos, demonstrando como podem ser usados no contexto do ensino e da aprendizagem pela experiência. Observação: poderá repetir-se nos dois dias, adequado a dois grupos com um número fixo de pessoas, respeitando-se as regras de distanciamento social e o uso de equipamentos de proteção individual. - Visita/exposição técnica: Título: “Papeis como arte e arte em papel”
Dinamizadores: Dr.a Ana Maria Leitão Bandeira e D.r Ilídio Barbosa Pereira, Técnicos Superiores de Arquivo.
Descritivo: conhecer para experimentar e aprender sobre o papel como suporte documental (séc. XV a XIX): apresentação de marcas de água, exemplos de fabrico e o comércio do papel. Representações de papel estampado e pintado, em encadernações de livros. A arte do papel recortado e do papel moldado.
Observação: apresentação oral e projeção de vídeo. poderá repetir-se nos dois dias, adequada para dois grupos com um número fixo de pessoas, respeitando-se as regras de distanciamento social e o uso de equipamentos de proteção individual. - Visita prospetiva dirigida: Título: “Arquivo: campo de aprendizagens formais em ambiente não formal”.
Dinamizadora: Dr.a Gracinda Guedes, Técnica Superior de Arquivos.
Descritivo: Visita prospetiva e exploratória ao AUC, com o intuito de divulgar as suas potencialidades como laboratório ou campo de aprendizagens formais, para cativar novos públicos nos vários níveis de escolaridade.