/ Education / Seminars

Seminário de Estudos Jesuíticos II

Textos Fundamentais da Companhia de Jesus | Módulo 2: Pedagogia e Historiografia (Abril-Junho 2022) 18h-19h30

Inscrições (gratuitas) até 22 de abril: https://forms.gle/w6ngaSfrdNDLXXPi7

6 encontros, à quarta-feira, Via zoom

ID da reunião: 812 0895 8838

Senha de acesso: 835232

27 abril | 18h-19h30 - Textos do Anti jesuitismo

José Eduardo Franco (CLEPUL)

4 maio | 18h-19h30 - A pedagogia nos textos fundadores: Constituições, Autobiografia e Exercícios Espirituais

Miguel Gonçalves Ferreira SJ (PPCJ)

Vasco Pinto Magalhães SJ (PPCJ e Centro Cultural Brotéria)

11 maio | 18h-19h30 - Manuais escolares e seu impacto: os estudos humanísticos

Juan M. Gomez Gomez (Univ. de Extremadura)

Belmiro Fernandes Pereira (Univ. do Porto e CECH)

25 maio | 18h-19h30 - Manuais escolares e seu impacto: a filosofia

Mário Santiago de Carvalho (Univ. de Coimbra)

8 junho | 18h-19h30 - António de Vasconcelos, Cousas notáveis que sucederam neste reyno desde 1750 até…

António Júlio SJ (Centro Cultural Brotéria)

15 junho | 18h-19h30 - A Ratio Studiorum de 1599, um texto no seu contexto. Que actualidade?

José Manuel Martins LopesSJ (FFCS da UCP)

Margarida Miranda (Univ. de Coimbra e CECH)

Oradores

P. Miguel Gonçalves Ferreira SJ entrou para a Companhia de Jesus em 1992 e licenciou-se em Filosofia pela Univ. Católica Portuguesa. Estudou Teologia em Roma, licenciando-se em Cambridge, Massachussetts. Foi docente na Univ. Católica de Moçambique de 1998 a 2000. Ordenado sacerdote em 2004, é Mestre de Noviços da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

P. Vasco Pinto Magalhães SJ entrou para a Companhia de Jesus em 1965. Licenciou-se em Filosofia pela Univ. Católica e em Teologia pela Universidade Gregoriana. Ordenado em 1974, é autor de inúmeros livros de espiritualidade e formação cristã. É um dos fundadores do Centro Universitário Manuel da Nóbrega, em Coimbra, e também do Centro de Estudos de Bioética.

P. José Manuel Martins Lopes SJ diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Univ. Católica Portuguesa (Braga), é licenciado em Direito, Filosofia, Teologia e Ciências da Educação e doutorado em Ciências da Educação. A sua área de investigação é a Pedagogia da Reforma Protestante e da Reforma Católica, especialmente, a Pedagogia da Companhia de Jesus.

Margarida Miranda Professora Associada na FLUC na área dos Estudos Clássicos, dedica a sua investigação aos Estudos Neolatinos, aos Estudos Jesuíticos e ao Humanismo Renascentista. Da sua vasta produção científica nesta área, destacam-se, entre outros, a primeira tradução da Ratio Studiorum em Portugal, a co-coordenadação do projeto de edição e tradução do Curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense, e a publicação da obra “Miguel Venegas and the earliest jesuit theater”, que lhe mereceu o Prémio anual (2019) FLUC Publicações Internacionais.

Juan M. Gomez Gomez é Doutor em Filologia Clássica e Professor na Univ. da Extremadura, nas áreas de comentário e tradução de textos latinos. Dedica a sua investigação à Gramática Latina do Renascimento (sendo co-autor de uma edição crítica da gramática de Manuel Álvares), e ainda à Tradição Clássica de textos latinos, estudando fundamentalmente a influência da Eneida na literatura espanhola dos séculos XVI-XVIII.

Belmiro Fernandes Pereira É Doutor em Estudos Clássicos pela Univ. de Coimbra e Professor na Faculdade de Letras da Univ. do Porto, dedicando a sua investigação à Retórica, História da Retórica, Literatura Latina e Humanismo Renascentista. É investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Univ. de Coimbra e fundador da Sociedade Portuguesa de Retórica.

Mário Santiago de Carvalho Doutor em Filosofia pela Univ. de Coimbra, é Professor Catedrático na mesma instituição. Com uma vasta produção científica, na qual se incluem várias traduções de textos filosóficos gregos e latinos, Mário Santiago de Carvalho é especialista em Filosofia Medieval e Renascentista, nomeadamente no Aristotelismo Conimbricense do século XVI. É co-coordenador do projeto de edição e tradução do Curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense.

P. António Júlio Trigueiros SJ Entrou para a Companhia de Jesus em 1989 e foi ordenado sacerdote em 2002. É licenciado em Filosofia e Humanidades pela Univ. Católica Portuguesa, licenciado em História Eclesiástica pela Univ. Gregoriana e Doutor em História Moderna pela Univ. de Lisboa. Foi director de Revista Brotéria e em 2020 foi admitido como Académico Correspondente na Academia Portuguesa de História.

José Eduardo Franco É licenciado em Teologia pela Univ. Católica Portuguesa, Mestre em História da Educação e em História Moderna pela Univ. de Lisboa, Doutor em História e Civilizações pela EHESS de Paris. Professor Catedrático Convidado da Univ. Aberta, é ainda membro da Academia Portuguesa de História. Entre os múltiplos projectos que fundou e coordenou, destacam-se, entre outros, o Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal e publicação da Obra Completa do Padre António Vieira e das Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa.

Organização:

Margarida Miranda | Investigadora Integrada do CECH

Carlota Urbano | Investigadora Integrada do CECH

Emanuel Nogueira | Bolseiro de Doutoramento em Estudos Clássicos

Parcerias:

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos

Província Portuguesa da Companhia de Jesus

Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica, Braga

2021-2022: ANO INACIANO

This uses cookies that do not gather any personal information whatsoever. By using this website, you agree with the cookie policy.
OK, I ACCEPT