Talks and Seminars

Paulo Estudante, Comunicação “Com o(s) Sentido(s) em Santa Cruz. Música do Mosteiro de Santa Cruz, um património inexplorado”. UniverCIDADE, Arte e Património em Coimbra, Universidade de Coimbra, 5 de fevereiro de 2022.

Paulo Estudante, Comunicação “Fé no feminino: de Celas a Santa Clara. Algumas notas sobre a prática musical cisterciense”. UniverCIDADE, Arte e Património em Coimbra, Universidade de Coimbra, 26 de fevereiro de 2022.

Paulo Estudante, José Abreu, Comunicação “Contraponto sobre canto de órgão. Da teoria à prática através de um manuscrito desconhecido da Sé de Évora”. Congreso Internacional Sebastián de Vivanco y la música de su tiempo. IV Centenario de la Muerte de Sabastián de Vivanco (ca.1551-1622), Salamanca, 20 e 21 de outubro de 2022.

Paulo Estudante, Comunicação "A cultura musical do tempo de Gil Vicente". Encontros Vicentinos do Sardoal Gil Vicente, Outros Quinhentos, Centro Cultural do Sardoal, 4 de novembro de 2022.

Amaya García Pérez, Comunicação "Música y Universidad en la Salamanca del Renacimiento temprano". Ciclo de conferencias “La época de Nebrija en Salamanca”, Centro de Estudios Salmantinos / Ayuntamiento de Salamanca, 12 de maio de 2022.

Amaya García Pérez, Comunicação "El proyecto de investigación Tratados Musicales en Español”. Congreso internacional: Sebastián de Vivanco y la música de su tiempo, Universidad de Salamanca/Catedral de Salamanca, 19 a 21 outubro de 2022.

Jorge Ferreira, Comunicação "A hiperextensão nas articulações dos dedos e a sua consequência na performance da flauta de bisel". I Encontro Ibérico de Professores de Flauta de Bisel, Associação de Flautas de Bisel do Algarve, 11 de novembro de 2022.

Hugo Sanches, Comunicação "Della Ragione e del Senso". A música de Claudio Monteverdi no despontar da Era Moderna. Festival Antena 2, Teatro Nacional de São João, Porto, 25 de fevereiro de 2022.

Hugo Sanches, Comunicação “¡Corred, Corred Pecadores!”. La poética de la devoción en el Siglo de Oro. Festival de Música Religiosa de Canarias, El Sauzal, Las Palmas, Teror, 1 a 3 de abril de 2022.

Hugo Sanches, Comunicação Qui Tollit Peccata Mundi. Poéticas devocionais em torno da vida e martírio de Cristo. Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães.

Hugo Sanches, Workshop “Festa e Eloquência” a música na Península Ibérica dos séculos XVI e XVII. Dia Internacional dos Museus, Museu Abade de Baçal, Bragança, 18 de maio de 2022.

Residência Artística (dir. Hugo Sanches): concerto, filmagem e gravação Susana um dia. Mosteiro de Tibães, Braga, 16 a 21 de junho de 2022.

Hugo Sanches, Comunicação Ũa Enselada Ibérica. As conexões musicais peninsulares no século XVI e XVII. Festival de Música Antiga de Castelo Novo, Castelo Novo, 30 de julho de 2022.

Hugo Sanches, Comunicação "Della Ragione e del Senso”. A música de Claudio Monteverdi no despontar da Era Moderna. IV Ciclo de Música Antiga de Fefiñans Cambados, Galiza, 20 de agosto de 2022.

Hugo Sanches (part.), Mesa-Redonda Music in the Iberian Peninsula at the dawn of the Modern Era. . Dani barokne muzike, Novi Sad, Sérvia (no âmbito do programa “Bridging Musical Heritage” – Europa Creativa), 2 de outubro de 2022.

Hugo Sanches, Comunicação Mulieres. Retratos sonoros e poéticos no feminino no despontar da Idade Moderna, 34.ª Temporada de Música de São Roque, Lisboa, 5 de novembro 2022.

Fernando Duarte Oliveira, Recursos digitais e métodos de pesquisa do repertório musical no IMSLP. ESMAE, Porto, novembro de 2022.

Paulo Estudante, “Arte de Cantochão (1618) de Pedro Talésio. Le dépouillement LMR en tant qu’outil pour l’étude et l’édition facsimilée d’un traité portugais”, Journée d’études Lexique Musical de la Renaissance, Centre d’Études Supérieures de la Renaissance, Tours, 28 Abril 2017.

Paulo Estudante, José Abreu, Comunicação “Superando o Abismo do Tempo. Fontes musicais nos arquivos portugueses – do período medieval ao século XVII”, Porto, Faculdade de Letras, 21 Mar 2017.

Paulo Estudante, Ana Luís, Comunicação “Literary or real? The development of an early Portuguese contact variety in Portugal”, Workshop Findings and advances in creoles and language contact, CELGA-ITEC, FLUC, 12 Dez 2016.

José Abreu, Paulo Estudante, Seminário "Taller de contrapunto en torno de las fuentes portuguesas", Universidad de Salamanca, 24-25 Nov 2016.

Seminário "Trabajos musicológicos y de recuperación en torno a un compositor ibérico del siglo XVIII, Juan Manuel de la Puente (1692-1753)", Javier López Marín, Universidad de Baéza, Jul 2016.

José Abreu, Seminário "Práticas e técnicas composicionais do cânone a duas vozes", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 7 e 14 Maio 2016.

José Abreu, Paulo Estudante, Seminário "Invención y composición en torno de las fuentes portuguesas", III Jornadas de Música Antígua, Universidad de Valladolid, 28-29 Abril 2016.

José Abreu, Seminário "Contraponto improvisado e composição", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 27 Fev 2016.

Paulo Estudante, Seminário "La musicologia hoy en Portugal: historiografia, fuentes y difusión", II Jornadas de Música Antígua, Universidad de Valladolid, 11-12 Dez 2015.

Paulo Estudante, Comunicação “Vozes e instrumentos na Sé de Évora (sécs. XVI e XVII)", Évora, XVIII Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora, Out 2015.

José Abreu, Paulo Estudante, Seminário "O Officium Defunctorum na Península Ibérica nos sécs. XVI e XVII", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 9-10 Maio 2015.

José Abreu, Seminário "Métodos e técnicas de transcrição musical (polifonia sécs. XVI-XVII)", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 8-9 Nov 2014.

Paulo Estudante, Comunicação "En la capilla dançando y cantando gloria in eçelsis Deo. A Festa de Natal entre o palácio e a igreja portugueses dos sécs. XVI e XVII", Évora, XVII Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora, Out 2014.

José Abreu, Paulo Estudante, Seminário "Património Musical Vernacular Português dos Séculos XVI e XVII", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 7-8 Jun 2014.

José Abreu, Paulo Estudante, Seminário "Leitura litúrgica das fontes polifónicas portuguesas. O caso particular das Vésperas", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 11-12 Jan 2014.

José Abreu, Paulo Estudante, Seminário "A construção da polifonia nos séculos XVI e XVII: os tons salmódicos”, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 8-9 Dez 2013.

Paulo Estudante, “Sources musicales des XVIe et XVIIe siècles de la Bibliothèque Générale de l’Université de Coimbra”, Conservatoire National Supérieur Musique et Danse de Lyon, Lyon, 9 Nov 2013.

Comunicação “Com o(s) Sentido(s) em Santa Cruz. Música do Mosteiro de Santa Cruz, um património inexplorado”. UniverCIDADE, Arte e Património em Coimbra, Universidade de Coimbra, 5 de fevereiro de 2022.

Comunicação “Fé no feminino: de Celas a Santa Clara. Algumas notas sobre a prática musical cisterciense”. UniverCIDADE, Arte e Património em Coimbra, Universidade de Coimbra, 26 de fevereiro de 2022.

Comunicação “Contraponto sobre canto de órgão. Da teoria à prática através de um manuscrito desconhecido da Sé de Évora”. Congreso Internacional Sebastián de Vivanco y la música de su tiempo. IV Centenario de la Muerte de Sabastián de Vivanco (ca.1551-1622), Salamanca, 20 e 21 de outubro de 2022.

Comunicação "A cultura musical do tempo de Gil Vicente". Encontros Vicentinos do Sardoal Gil Vicente, Outros Quinhentos, Centro Cultural do Sardoal, 4 de novembro de 2022.

Comunicação "Música y Universidad en la Salamanca del Renacimiento temprano". Ciclo de conferencias “La época de Nebrija en Salamanca”, Centro de Estudios Salmantinos / Ayuntamiento de Salamanca, 12 de maio de 2022.

Comunicação "El proyecto de investigación Tratados Musicales en Español”. Congreso internacional: Sebastián de Vivanco y la música de su tiempo, Universidad de Salamanca/Catedral de Salamanca, 19 a 21 outubro de 2022.

Comunicação "A hiperextensão nas articulações dos dedos e a sua consequência na performance da flauta de bisel". I Encontro Ibérico de Professores de Flauta de Bisel, Associação de Flautas de Bisel do Algarve, 11 de novembro de 2022.

Comunicação "Della Ragione e del Senso". A música de Claudio Monteverdi no despontar da Era Moderna. Festival Antena 2, Teatro Nacional de São João, Porto, 25 de fevereiro de 2022.

Comunicação “¡Corred, Corred Pecadores!”. La poética de la devoción en el Siglo de Oro. Festival de Música Religiosa de Canarias, El Sauzal, Las Palmas, Teror, 1 a 3 de abril de 2022.

Comunicação Qui Tollit Peccata Mundi. Poéticas devocionais em torno da vida e martírio de Cristo. Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães.

Workshop “Festa e Eloquência” a música na Península Ibérica dos séculos XVI e XVII. Dia Internacional dos Museus, Museu Abade de Baçal, Bragança, 18 de maio de 2022.

Residência Artística: concerto, filmagem e gravação Susana um dia. Mosteiro de Tibães, Braga, 16 a 21 de junho de 2022.

Comunicação Ũa Enselada Ibérica. As conexões musicais peninsulares no século XVI e XVII. Festival de Música Antiga de Castelo Novo, Castelo Novo, 30 de julho de 2022.

Comunicação "Della Ragione e del Senso”. A música de Claudio Monteverdi no despontar da Era Moderna. IV Ciclo de Música Antiga de Fefiñans Cambados, Galiza, 20 de agosto de 2022.

Mesa-Redonda Music in the Iberian Peninsula at the dawn of the Modern Era. . Dani barokne muzike, Novi Sad, Sérvia (no âmbito do programa “Bridging Musical Heritage” – Europa Creativa), 2 de outubro de 2022.

Comunicação Mulieres. Retratos sonoros e poéticos no feminino no despontar da Idade Moderna, 34.ª Temporada de Música de São Roque, Lisboa, 5 de novembro 2022.

Organização da palestra Recursos digitais e métodos de pesquisa do repertório musical no IMSLP. ESMAE, Porto, novembro de 2022.

Le Lexique Musical de la Renaissance, Séminaire Coimbra, Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra, 20 Abril 2018.

Comunicação “Arte de Cantochão (1618) de Pedro Talésio. Le dépouillement LMR en tant qu’outil pour l’étude et l’édition facsimilée d’un traité portugais”, Journée d’études Lexique Musical de la Renaissance, Centre d’Études Supérieures de la Renaissance, Tours, 28 Abril 2017.

Comunicação “Superando o Abismo do Tempo. Fontes musicais nos arquivos portugueses – do período medieval ao século XVII”, Porto, Faculdade de Letras, 21 Mar 2017.

Comunicação “Literary or real? The development of an early Portuguese contact variety in Portugal”, Workshop Findings and advances in creoles and language contact, CELGA-ITEC, FLUC, 12 Dez 2016.

Seminário "Taller de contrapunto en torno de las fuentes portuguesas", Universidad de Salamanca, 24-25 Nov 2016.

Seminário "Trabajos musicológicos y de recuperación en torno a un compositor ibérico del siglo XVIII, Juan Manuel de la Puente (1692-1753)", Javier López Marín, Universidad de Baéza, Jul 2016.

Seminário "Práticas e técnicas composicionais do cânone a duas vozes", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 7 e 14 Maio 2016.

Seminário "Invención y composición en torno de las fuentes portuguesas", III Jornadas de Música Antígua, Universidad de Valladolid, 28-29 Abril 2016.

Seminário "Contraponto improvisado e composição", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 27 Fev 2016.

Seminário "La musicologia hoy en Portugal: historiografia, fuentes y difusión", II Jornadas de Música Antígua, Universidad de Valladolid, 11-12 Dez 2015.

Comunicação “Vozes e instrumentos na Sé de Évora (sécs. XVI e XVII)", Évora, XVIII Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora, Out 2015.

Seminário "O Officium Defunctorum na Península Ibérica nos sécs. XVI e XVII", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 9-10 Maio 2015.

Seminário "Métodos e técnicas de transcrição musical (polifonia sécs. XVI-XVII)", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 8-9 Nov 2014.

Comunicação "En la capilla dançando y cantando gloria in eçelsis Deo. A Festa de Natal entre o palácio e a igreja portugueses dos sécs. XVI e XVII", Évora, XVII Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora, Out 2014.

Seminário "Património Musical Vernacular Português dos Séculos XVI e XVII", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 7-8 Jun 2014.

Seminário "Leitura litúrgica das fontes polifónicas portuguesas. O caso particular das Vésperas", Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 11-12 Jan 2014.

Seminário "A construção da polifonia nos séculos XVI e XVII: os tons salmódicos”, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, 8-9 Dez 2013.

Comunicação “Sources musicales des XVIe et XVIIe siècles de la Bibliothèque Générale de l’Université de Coimbra”, Conservatoire National Supérieur Musique et Danse de Lyon, Lyon, 9 Nov 2013.