De 1 a 4 de dezembro decorrerá o I Congresso Internacional SPES: Ciência Aberta, Inteligência Artificial e Sustentabilidade, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - Brasil), uma iniciativa do grupo de pesquisa Open, Flexible and Sustainable Learning – ReaDS.

Vivemos uma era marcada por avanços acelerados na produção e partilha de conhecimento, impulsionados pela Ciência Aberta e pelas novas tecnologias da Inteligência Artificial (IA). Ao mesmo tempo, a urgência de soluções sustentáveis para o desenvolvimento social e ambiental é inegável. Nesse contexto, o congresso SPES surge como um espaço fundamental para discutir como essas três dimensões – Ciência Aberta, IA e Sustentabilidade – podem se articular para promover um futuro mais justo, inovador e sustentável.

Assim, o evento que conta com António Rochette, investigador integrado do CEIS20, como coordenador executivo internacional, tem por objetivo reunir pesquisadores, estudantes, gestores públicos, profissionais da indústria, formuladores de políticas e demais interessados em ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável. Será uma oportunidade para compartilhar pesquisas, experiências, metodologias e práticas inovadoras que contribuam para a democratização do conhecimento, a aplicação ética da inteligência artificial e a promoção de soluções sustentáveis em diversos setores.

Consulte a página do evento.