Eventos

Universidade de Coimbra recebeu o Evento de Apresentação do 2.º Relatório de Progresso do PPP

No evento, foi promovida uma Mostra Tecnológica sobre os Plásticos, onde investigadores da UC tiveram oportunidade de mostrar os seus projetos e protótipos, estabelecer contactos e sinergias!

17 february, 2023≈ 2 min read

Ontem, a Universidade de Coimbra recebeu o Evento de Apresentação do 2.º Relatório de Progresso do Pacto Português para os Plásticos (PPP).

Neste evento, foi promovida ainda uma Mostra Tecnológica sobre os Plásticos, onde investigadores da UC tiveram oportunidade de mostrar os seus projetos e protótipos, estabelecer contactos e sinergias!

A sessão iniciou com uma mensagem do Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires; de Luis Realista, da Associação Smart Waste Portugal; contando com a presença de representantes das entidades membro; e com as intervenções (remotas) de Laure Baillargeon, representante da Comissão Europeia, e Andrea Cantú, da Fundação Ellen MacArthur, entre outros convidados de empresas representantes da cadeia de valor. O encerramento da sessão coube a Luísa Magalhães, Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal e a Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra. Durante a tarde, houve ainda discussão de temática dos Plásticos, em grupos de trabalho.

O segundo Relatório de Progresso do PPP, que apresenta os resultados das ações, individuais e coletivas, levadas a cabo pelos membros, para alcançar estas cinco metas, está já disponível em: https://pactoplasticos.pt/docs/Relatorio_2022.pdf

Os Membros do Pacto comprometeram-se a concretizar, até ao ano de 2025, um conjunto de cinco metas ambiciosas:


  1. Eliminar os plásticos de uso único problemáticos e/ou desnecessários;
  2. 100% das embalagens de plástico colocadas no mercado serem reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  3. 70%, ou mais, das embalagens plásticas serem efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem;
  4. Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico; e
  5. Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.