Pessoas
EOLinPLACE é um projecto de investigação conduzido pela investigadora de cuidados paliativos Barbara Gomes e acolhido pela Universidade de Coimbra na Faculdade de Medicina.
A nossa equipa é internacional e interdisciplinar.
Equipa
Barbara Gomes é investigadora coordenadora convidada (equivalente a professora catedrática) na Universidade de Coimbra e investigadora principal (PI) do Projecto EOLinPLACE. É licenciada em Psicologia e Saúde pela Universidade do Porto (2001), e tem um Mestrado e Doutoramento em Cuidados Paliativos pelo King's College London (2006, 2012). O objectivo da sua investigação está relacionado com os cuidados no fim da vida, para assegurar que estes correspondem às preferências e prioridades das pessoas. Investiga experiências de doentes e familiares com cuidados em fim de vida e analisa dados sobre a mortalidade da população em todas as nações, com enfoque na resolução do desencontro entre onde as pessoas prefeririam morrer e onde realmente morrem. Barbara já publicou mais de 60 artigos (índice H = 27; >4000 citações em revistas de alto impacto, com publicações de primeira autoria no BMJ, Annals of Oncology e JAMA). Actualmente está a supervisionar 5 estudantes de doutoramento.
Silvia Lopes é professora assistente na Escola Nacional de Saúde Pública NOVA (ENSP-NOVA), destacada para a Universidade de Coimbra para trabalhar no Projecto EOLinPLACE. É licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra (2000) e doutorada em Saúde Pública pela Universidade NOVA de Lisboa (2011). Os principais interesses de investigação da Silvia são o fim de vida e a utilização dos cuidados hospitalares, o ajustamento do risco e a medição dos resultados dos cuidados hospitalares. No Projecto EOLinPLACE é co-PI para o trabalho de campo em Portugal e responsável pela análise comparativa internacional das classificações e dados relativos ao local de morte. Na ENSP-NOVA, Silvia também ensina e supervisiona estudantes de mestrado e doutoramento, juntamente com a coordenação de vários cursos e programas.
Elizabeth Namukwaya é médica de cuidados paliativos, investigadora a tempo parcial na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e professora a tempo parcial no Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Makerere. Tem um Mestrado em Medicina Interna pela Universidade de Makerere (2009) e um Doutoramento em Cuidados Paliativos pela Universidade de Edimburgo (2016). Os principais interesses de investigação de Elizabeth são a melhoria dos cuidados holísticos para pessoas com cancro e condições não cancerosas e a utilização da tecnologia digital nos cuidados paliativos. No Projecto EOLinPLACE, ela é responsável pelo trabalho de campo no Uganda e pelo exame da validade do conteúdo da proposta de classificação internacional de locais de morte. Elizabeth também ensina e supervisiona estudantes de medicina e pós-graduações.
Dorothea Touwen é professora associada em ética médica no Leiden University Medical Center, nos Países Baixos. O foco da sua investigação são os cuidados prestados a pessoas mais velhas e os cuidados em fim de vida. Realizou estudos sobre a complexidade ética de decisões por procuração; planeamento avançado de cuidados e testamentos vitais; cuidados paliativos para pessoas de minorias étnicas; cuidados prestados por familiares e cuidados na demência. Presentemente orienta um estudo sobre o equilíbrio entre a liberdade de movimento e a seguranca nos cuidados a pessoas com demência, sobre tomada de decisão partilhada em doentes oncológicos de minorias étnicas e sobre os desejos e valores de doentes refugiados. A sua abordagem é sempre bastante pragmática, para que os projetos resultem em conclusões aplicáveis aos cuidados diários. A maioria dos estudos da Dorothea utilizam métodos qualitativos, assegurando uma investigação profunda e rigorosa dos interesses e complexidades. No EOLinPLACE, a Dorothea é colaboradora, lidera a componente etnográfica do projeto e é co-PI local nos Países Baixos.
Jenny van der Steen é epidemiologista e professora associada no Leiden University Medical Center e investigadora sénior no Radboud University Medical Center, Nijmegen. Estuda como melhorar os cuidados em fim de vida, em particular para pessoas com demência e as suas famílias. A investigação da Jenny incide sobre os cuidados paliativos, incluindo o planeamento avançado de cuidados e intervenções não farmacológicas. Tem sido distinguida com prémios nacionais e Europeus. Tem como objetivo optimizar os desenhos de estudo, utilizando métodos rigorosos quantitativos, qualitativos e métodos mistos, preferencialmente em estudos internacionais comparativos com trabalho metodológico em paralelo. No EOLinPLACE, a Jenny é colaboradora e co-IP local do projeto nos Países Baixos. De notar, a Jenny lidera também uma bolsa ERC Consolidator (CONT-END) e promove ligações entre os dois projetos, em particular sobre cuidados de fim de vida na demência.
Emma Belanger é professora associada no associate professor em Health Services, Policy & Practice no Center for Gerontology and Healthcare Research, Brown University School of Public Health, nos EUA. Tem formação em ciências da saúde e ciências sociais. Obteve o doutoramento nos Departments of Psychiatry and Family Medicine, McGill University, incidindo sobre a participação do doente em decisões sobre cuidados paliativos. Posteriormente realizou um pós-doutoramento no University of Montreal Public Health Research Institute sobre epidemiologia social do envelhecimento. Os seus interesses em investigação envolvem desenhos mistos, a avaliação e gestão de sintomas reportados por doentes mais velhos, a prestação de cuidados em fim de vida em variados contextos, bem como processos de tomada de decisão sobre opções de cuidados paliativos. No EOLinPLACE, a Emma é colaboradora, lidera o estudo longitudinal quantitativo e é co-IP local nos EUA.
Joanna Brooks é professora associada em Population Health e diretora do mestrado de Health Services Administration no University of Kansas Medical Center. É socióloga médica e investigadora de servicos de saúde, especializada em metodologias qualitativas, cuidados paliativos, profissionais de saúde e prestação de cuidados. Depois de completar o doutoramento em sociologia na University of Pennsylvania, realizou um pós-doutoramento como Robert Wood Johnson Foundation Scholar em Health Policy Research na Harvard University, onde trabalhou num ambiente interdisciplinar com académicos a estudar abordagens inovadres em cuidados de saúde, educação médica, cuidados primários e equipas clínicas em saúde. Com formação em ciências sociais e também em ambiente interdisciplinar, tem como objetivo usar o seu conhecimento teórico e formação como cientista social com vista a compreender problemas complexos em cuidados de saúde, especialmente os que escapam a respostas simples, tal como as questões relacionadas com cuidados em fim de vida. No EOLinPLACE, a Joanna é colaboradora e co-IP local nos EUA.
Andrea Bruno de Sousa foi investigadora pós-doutoral no Projecto EOLinPLACE na Universidade de Coimbra de Maio 2022 até Fevereiro 2023, e está envolvida no projeto como colaboradora externa desde então. É psicóloga da saúde e doutorada em Dinâmicas da Saúde e do Bem-Estar pela Linköping University e pela Escola Nacional de Saúde Pública NOVA (2021). É mestre em Psicologia e Saúde pela University of the West England (2014) e realizou um Fellowship em Leadership Education in Neurodevelopmental Disorder no Eunice Kennedy Shriver Center na University of Massachusetts Medical School (2009). Os principais interesses da Andrea em investigação são a complexidade em saúde, temas relacionados com a família e as perspetivas do público em geral. No Projecto EOLinPLACE, a Andrea contribuiu para diferentes componentes do trabalho, incluindo o desenvolvimento de protocolos e métodos, recolha de dados, análise e escrita de relatórios.
Sara Pinto é enfermeira e professora adjunta na Escola Superior de Enfermagem do Porto, e completou um programa de pós-doutoramento em ciências da saúde na Universidade de Coimbra em 2023, no contexto do projeto EOLinPLACE. É licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca - Coimbra (2005), mestre em Cuidados Paliativos (Universidade do Porto, 2012) e doutorada em Ciências da Enfermagem (Universidade do Porto, 2017). A sua investigação tem-se focado na promoção do conforto, espiritualidade e desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação em cuidados paliativos. No projeto EOLinPLACE realizou uma revisão da evidência ("umbrella review") sobre as preferências relativas ao local de cuidados no final da vida e de morte de pessoas com doenças ameaçadoras de vida e das suas famílias. A Sara continua a estar envolvida noutros componentes do projeto como colaboradora externa.
Dorothy Olet é investigadora auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e realizará o seu doutoramento no contexto do projeto EOLinPLACE. Desenvolve o seu trabalho no Uganda, sob orientação local de Liz Namukwaya. A Dorothy leciona ainda cuidados paliativos no Institute of Hospice and Palliative Care in Africa, afiliado da Makerere University, em Kampala, orientando trabalhos de alunos de licenciatura e pós-graduações em cuidados paliativos. Tem o curso de Medicina pela Mbarara University of Science and Technology (MUST 2001) e mestrado em Public Health Methodology (MPHM) da Université Libre de Bruxelles (2007). O seu interesse em investigação é a melhoria da qualidade de vida de doentes com necessidades paliativos, especialmente crianças. O foco da sua dissertação de doutoramento será a diversidade de trajetórias de fim de vida de crianças com doenças potencialmente fatais.
Sifra van de Beek é bolseira de investigação na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e doutoranda do departamento de Ethics and Law em Leiden University Medical Center, nos Países Baixos. É licenciada em Ciências da Saúde (University of Maastricht, 2021) com mestrado em Vitality & Ageing (Leiden University, 2022). A Sifra tem afinidade com questões existenciais e a dinâmica comunicacional em fim de vida entre o doente e os cuidadores informais e informais, com foco em pessoas mais velhas (e com défice cognitivo). No trabalho que desenvolve no projeto EOLinPLACE nos Países Baixos, é orientada localmente por Dorothea Touwen e Jenny van der Steen. A perspetiva ética será um aspeto prominente na sua dissertação de doutoramento.
Inês Dias da Silva é investigadora auxiliar convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e realizará o seu doutoramento no contexto do projecto EOLinPLACE no qual tem também funções de gestão de projeto, supervisionada por Bárbara Gomes. Tem o curso de Psicologia pela Universidade de Lisboa (2004) e Mestrado em Psicologia Económica e do Consumidor pela Universidade de Exeter (2006). É cuidadora informal do seu filho de 10 anos com necessidades paliativas e está interessada em dar o seu contributo para o avanço dos cuidados paliativos com foco na escolha e diversidade nos cuidados de fim de vida, quer para os pacientes quer para os seus cuidadores. Desenvolverá o seu trabalho em Portugal, sob orientação local de Bárbara Gomes, nas características psicométricas da classificação dos locais de morte.
Beatriz Sanguedo é bolseira de investigação na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e realizará o seu doutoramento no contexto do projecto EOLinPLACE. É licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia com Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa - Porto (2019, 2021). A Beatriz tem como áreas de interesse os cuidados em fim de vida, a oncologia, o processo de luto, as doenças neurodegenerativas e a intervenção com doentes e cuidadores.
Mayra Delalibera é psicóloga clínica e da saúde e investigadora convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos - Brasil (2006), mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2010) e doutorada em Psicologia da Saúde pelo ISPA - Instituto Universitário (2016). Suas principais áreas de interesses de investigação são as necessidades dos doentes em cuidados paliativos, a sobrecarga do cuidador e o luto. No EOLinPLACE, colabora na análise internacional das classificações e dados do local de morte e na componente etnográfica do projeto.