Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Projeto Olimpíada Sustentada

8 junho
Projeto Olimpíada Sustentada
Projeto Olimpíada Sustentada

Na passada 6ªF (3 de junho) realizou-se na FCDEFUC a Jornada de Encerramento do projeto "Olimpíada Sustentada: ninguém deve ser deixado para trás".


Esta é uma iniciativa da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física e do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário em colaboração com o Comité Olímpico de Portugal.


Estiveram presentes o diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), Professor Doutor José Pedro Ferreira, o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Doutor José Manuel Constantino, a vice-reitora da área pedagógica da Universidade de Coimbra, Professora Doutora Cristina Albuquerque, bem como as responsáveis pela iniciativa, as Professoras Doutoras Elsa Silva e Beatriz Gomes. Para a concretização deste projeto contribuíram todos os estudantes estagiários do MEEFEBS 21/22, e os respetivos orientadores das escolas cooperantes e orientadores da FCDEFUC.


O projeto Olimpíada Sustentada é composto pelos 22 subprojectos desenvolvidos pelo mesmo número de núcleos de estágio, onde, independentemente do seu tema ou estrutura, foram mobilizados os três Valores Olímpicos - Excelência, Respeito e Amizade , os quais se encontram implícitos nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, razão pela qual o POS integra o Programa de Educação Olímpica do Comité Olímpico de Portugal. Nestas jornadas de encerramento cada um dos núcleos de estágio apresentou o poster alusivo à atividade dinamizada, pretendendo-se também refletir e aprofundar a formação na via da docência em Educação Física através do Modelo de Aprendizagem por Projeto para a Sociedade (APpS), cujo programa apresentamos em seguida.



Programa da Jornada de Encerramento do POS

Auditório Rui de Alarcão, Estádio Universitário de Coimbra

3 de junho de 2022


 

10.30hAbertura da Jornada de Encerramento do Projeto Olimpíada Sustentada: ninguém deve ser deixado para trás e apresentação dos resultados (Diretor da FCDEFUC, Presidente do COP, Vice-Reitora da área pedagógica UC e responsáveis pelo POS) 


11.30hInauguração do Mural Olimpíada Sustentada: ninguém deve ser deixado para trás


11.40h – Faíscas de Projetos I (breves apresentações de pósteres de subprojectos desenvolvidos pelos núcleos de Estágio Pedagógico)


12.40hPrograma de Educação Olímpica (responsáveis do COP)


13.00h - Intervalo para almoço


15.00hConferência: Proyecto Interdepartamental de Metodología Aprendizaje-Servicio en contextos vulnerados de la Comunidad de Madrid: Educación Inclusiva, Justicia Social y Desarrollo Sostenible, sus objetivos y resultados, Maria Luísa Santos-Pastor, Universidade Autónoma de Madrid.


15.45h – Faíscas de Projetos II


18.00hEncerramento da Jornada