loading...

FCTUC

News

CONVERSAS A PROPÓSITO DE CARENQUE... com Helena Henriques

Publication date: 22-10-2020 08:43

Url: https://youtu.be/FDr-15u6H9Q

ENTREVISTA_MH_CARENQUE

Durante a direção do Professor Galopim de Carvalho, nos anos 1990, o Museu envolveu-se entusiasticamente na divulgação e preservação da importante jazida paleontológica de Carenque, no concelho de Sintra. 

A jazida tem cerca de 95 milhões de anos (Cretácio) e consiste num conjunto de cerca de duas centenas de pegadas. Destas, as mais excepcionais são atribuídas a um dinossáurio bípede e organizam-se num trilho com 132 metros de comprimento. Toda a jazida é de enorme importância, tendo sido classificada como monumento natural.

Recentemente, múltiplas vozes -- incluindo a do Prof. Galopim de Carvalho https://youtu.be/zH5fclIgtYU --- se levantaram contra o estado de conservação da jazida e apelando à sua valorização, interpretação e acesso ao público.

Com este ciclo de conversas a propósito da jazida de Carenque, que se prolongará por 2021, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa junta a sua voz a tantas outras no sentido da sensibilização para a importância desta jazida. 

Marta Lourenço, Diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa, conversa com Helena Henriques, Professora do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra. Entre múltiplos assuntos, falam sobre a importância do património paleontológico da costa portuguesa no contexto internacional, as 'primeiras' pegadas do Cabo Mondego, e as diferentes instâncias de responsabilidade pela preservação, acesso e interpretação deste património.