Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Sociedade Portuguesa de Robótica distingue investigador da FCTUC

30 junho
Mohammad Safeea
Mohammad Safeea
© UC| Cristina Pinto

O investigador Mohammad Safeea, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de vencer o prémio de “Melhor Tese de Doutoramento nacional em Robótica”, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Robótica.

O trabalho agora distinguido, intitulado “Safe Collaborative Robotic Manipulators”, centrou-se no desenvolvimento de sistemas robóticos que partilham o espaço de operação com humanos de forma segura, evitando colisões.

A tese de doutoramento em Engenharia Mecânica, defendida em 2020, foi orientada pelos docentes Pedro Neto, do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC, e Richard Bearee, da ENSAM ParisTech.

Mohammad Safeea é investigador do CEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes da FCTUC.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Robótica, o prémio “Melhor Tese de Doutoramento nacional em Robótica”, que é atribuído anualmente, visa «estimular a inovação e o rigor do trabalho de investigação, bem como proceder à divulgação científica de trabalhos de qualidade relevante».