Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Mestrado em Reabilitação Urbana Integrada - mRUI

Nome do cursoMestrado em Reabilitação Urbana Integrada
Tipo de cursoEstudos de 2.º Ciclo - Mestrado
Coordenação do curso Prof. Doutor Adelino Gonçalves;  Prof.ª Doutora Margarida Relvão Calmeiro; 
Email de contactomrui@uc.pt
DivulgaçãoBrochura
Candidaturas 
Plano de estudosPlano de Estudos e condições de acesso
Descrição do curso

 O Curso de Mestrado em Reabilitação Urbana Integrada visa a criação de oferta formativa em reabilitação urbana, entendida como uma política pública dirigida à correção de desequilíbrios urbanos com efeitos estruturais e desagregadores, perspetivando um desenvolvimento integrado e sustentável. Reabilitar porquê? Reabilitar o quê? Reabilitar para quê? Reabilitar para quem? são questões centrais que estabelecem o fio condutor de uma abordagem integrada às fragilidades que algumas áreas urbanas manifestam, nomeadamente as mais antigas. Para isso, o plano de estudos assenta na conjugação de múltiplos saberes – com uma perspetiva interdisciplinar – das áreas de urbanismo, arquitetura, economia, sociologia, direito administrativo, geografia e história, para criar uma oferta formativa que dote o estudante de conhecimentos teóricos e práticos avançados:

- para avaliar as tendências de desenvolvimento urbano, identificando as características atuais das comunidades e as necessidades futuras, definidas prospectivamente, para promover um desenvolvimento integrado e sustentável das cidades e dos territórios;

- para compreender de forma integrada o valor cultural do suporte físico (património urbano e arquitetónico) e as dinâmicas socioeconómicas e culturais instaladas;

- para estimular o exercício de uma cidadania ativa, contribuindo para o debate multicultural e multidisciplinar sobre a conceção e execução de políticas públicas dirigidas ao desenvolvimento urbano;

- para participar no planeamento, programação e gestão da implementação de processos de reabilitação urbana integrada;

- para reforçar a capacitação institucional das entidades públicas e privadas locais, nas matérias do ordenamento territorial e do desenvolvimento urbano sustentável.

Condições de Acesso e Ingresso

É condição mínima de ingresso, ser titular de um curso de primeiro ciclo (licenciatura) ou equivalente, em alguma das seguintes áreas: Arquitetura, Biologia, Ecologia, Geografia, História da Arte, Engenharia Civil, Sociologia, Direito, Economia, Gestão ou Administração Público-Privada.

Se solicitado pelo estudante, será avaliada a possibilidade de creditação de aprendizagem prévia relevante (profissional ou académica), de acordo com o Regulamento de Creditação da Formação Anterior e de Experiência Profissional da UC e sem prejuízo da obrigatoriedade de realização das unidades curriculares de projeto e de dissertação na área específica em que o estudante se inscreve.

Requisitos para Obtenção da QualificaçãoPara obter o grau de Mestre, o estudante deverá obter aprovação em todas as unidades curriculares obrigatórias do curso, totalizando 42 créditos e, cumulativamente, aprovação nas unidades curriculares opcionais, totalizando 18 créditos. Adicionalmente deverá obter aprovação na Dissertação / Projeto (30 créditos).
Informação AdicionalPara receber informação detalhada ou específica envie um e-mail para mrui@uc.pt e amsg@uc.pt ou mrelvao@gmail.com