Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

António Olaio

António Olaio

António Olaio, artista plástico, concluiu o Curso Superior de Artes Plásticas/Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1988.

É Professor Associado com Agregação no Departamento de Arquitetura da FCTUC, onde leciona desde 1991. É responsável pelas disciplinas de Desenho II, Conceitos e Práticas da Arte Contemporânea e Práticas Artísticas Contemporâneas no DARQ e de Seminário de Investigação em Arte I e de Metodologias de Investigação em Arte II do Curso de Doutoramento em Arte Contemporânea, no Colégio das Artes da UC.

Em 1994 apresentou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica no Departamento de Arquitetura da FCTUC, tendo como tema do trabalho de síntese: Desenho e projeto.

Em janeiro de 2000 foi aprovado seu doutorado tendo como tema de dissertação: O campo da arte, segundo Marcel Duchamp.

Representou o DARQ na comissão criada em 2007 que deu origem à licenciatura e ao mestrado em Design e Multimédia (em colaboração com o Departamento de Engenharia Informática).

As relações conceituais que estabelecem na sua investigação/produção plástica levam-no à utilização de diversos meios expressivos como a pintura, a música e o vídeo, percurso que não é alheio a uma forte ligação à performance, não sublinhar as potencialidades comunicativas da obra de arte para além de cada materialização objetual.

Tem exposições individuais e performances em Portugal, Espanha, Alemanha, EUA, França, Holanda.

A condição plural de sua atividade artística potencializa a transdisciplinaridade, manifestando-se nas relações que, no ensino, estabelecem entre as artes plásticas e a arquitetura.

E-mail: a.olaio@sapo.pt

Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF16-4C05-0B3E

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1638-8188

Site pessoal: http://antonioolaio.com