Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Joaquim Almeida

jcpalmeida@sapo.pt

Joaquim Carlos Pinto de Almeida (Porto, 1965). Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1991).

Professor no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) (1991).

Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, no dARQ/FCTUC (1998).

Bolseiro investigador da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (2004-2007).

Realizou Estudos de doutoramento, no Programa de Doutorado do Departamento de Proyectos Arquitectónicos da ETSAM da UPMadrid, designado Teoría y Práctica del Proyecto (2004-2006).

Doutor em Arquitectura, especialidade de Arquitectura e Construção, Universidade de Coimbra (2009), com a Tese intitulada, “Matéria do projecto. Ideais puristas e razão técnica na arquitectura contemporânea,” sob a orientação do Professor Doutor Mário Júlio Teixeira Krüger.

Professor Auxiliar das disciplinas de Projecto I e Introdução à Cultura Construtiva (1 ano) e da disciplina Poéticas da Arquitectura Contemporânea: Forma e Tectónica (4 ano).

Professor investigador integrado, no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FCT) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP)(2011).

Desenvolve Investigação na área da Arquitectura (teoria e prática da arquitectura), sobre os instrumentos e discursos da arquitectura contemporânea.

Tem publicado artigos sobre teoria e prática da arquitectura contemporânea em revistas da especialidade e realizado conferências, comunicações e participado em workshops.

É autor e co-autor de projectos de índole diversa (ER&JA Arq), como habitação, edifícios de equipamento, planeamento e desenho do espaço urbano.



Docência

Investigação

Publicações

CV Completo