Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
Alunos

Projecto OnOff

Conjugação do registo sedimentar onshore e offshore de tsunamis - FCT - PTDC/CTA-GEO/28941/2017
12 junho, 2020
OnOff

Este vídeo apresenta o projecto OnOff (Conjugação do registo sedimentar onshore e offshore de tsunamis - FCT - PTDC/CTA-GEO/28941/2017) que é liderado por um docente do Departamento de Ciências da Terra.

Este projecto é composto por uma equipa internacional que inclui ainda investigadores da Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, Instituto Hidrográfico, Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Aachen (Alemanha), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil) e os Serviços Geológicos dos Estados Unidos (USGS).

São utilizadas neste projecto técnicas sedimentológicas, geofísicas, geoquímicas e de modelação numérica para obter uma melhor conjugação dos registos sedimentares holocénicos terrestes e da plataforma algarvia.

Resultados já obtidos permitiram estabelecer, de forma inovadora, um novo período de retorno para eventos catastróficos tsunamigénicos para a Península Ibérica. Estes resultos contribuem ainda para o melhor conhecimento da geodinâmica da zona.