Bolsas

2.ª edição do "Mirpuri Foundation Ocean Award"


No âmbito do Programa de Conservação Marinha, está a Mirpuri Foundation a organizar a 2ª edição do "Mirpuri Foundation Ocean Award", um prémio que tem como objetivo reconhecer a excelência e o contributo da comunidade científica no que diz respeito à conservação dos oceanos.

Os interessados devem enviar um póster científico, em inglês, que demonstre o seu projeto com impacto positivo na saúde dos oceanos até ao dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, usando para o efeito o seguinte endereço: oceanaward@mirpurifoundation.org. O vencedor irá receber um prémio monetário no valor de 5.000€ e um troféu, que serão entregues numa cerimónia em julho deste ano.

Para mais informações, por favor consultar o documento em anexo.

Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento - 2022


Bolsas de Formação Avançada

A FCT lembra que neste Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento, para além das candidaturas em todas as áreas científicas e com trabalho de investigação a desenvolver em instituições científicas e académicas, que devem ser submetidas na Linha geral em Instituições Científicas e Académicas, está também aberta uma linha de candidatura para bolsas de investigação cujos planos de trabalho decorram total ou parcialmente em entidades não académicas, cujas candidaturas devem ser submetidas na Linha específica para candidatura em Ambiente Não Académico.
Faz-se notar que, no entanto, para ser admitido na linha de candidatura específica, é obrigatório indicar pelo menos uma instituição de acolhimento não académica, e associar, no mínimo, um membro da equipa de orientação integrado na mesma. Caso estes requisitos não sejam cumulativamente cumpridos a candidatura não será admitida a concurso.
Salienta-se ainda que cada candidato pode escolher apenas uma linha de candidatura, submetendo uma única candidatura no Concurso, sob pena de cancelamento de todas as candidaturas submetidas.

(Para mais informações consulte a página da FCT clicando aqui)

Bolsas de estudo FRANCE EXCELLENCE EUROPA para um mestrado em França


Desenvolvido pelo Ministério francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros e introduzido por ocasião da Presidência francesa do Conselho da UE (1 de Janeiro - 30 de Junho de 2022), este programa de bolsas de estudo "France Excellence Europa" permite que os estudantes de 26 países da UE recebam uma bolsa de estudo para um MASTER numa instituição de ensino superior francesa.

Benefícios:

- Pagamento de uma bolsa de estudo semestral de 6.850 euros;

- Pagamento de um subsídio de instalação de 1.700 euros;

- Isenção do pagamento de propinas nas universidades e instituições públicas;

- e muitas outras vantagens.

Duração da bolsa de excelência:

- Máximo de 24 meses se inscrito no primeiro ano do Mestrado (Master 1);

- Máximo de 12 meses se inscrito no segundo ano do Mestrado (Master 2).

Pré-requisitos:

- Ser nacional de um dos 26 Estados-Membros da UE (os estudantes de nacionalidade francesa, incluindo as binações, não são elegíveis);

- Ter entre 18 e 25 anos de idade no momento do início da fase de mobilidade em França;

- Ser admitido num estabelecimento de ensino superior francês para um Master 1 ou Master 2 durante o ano letivo de 2022-2023;

- Não receber uma bolsa Erasmus+ ou qualquer outra bolsa de estudos de um ministério francês.

Áreas de estudo:

- Cultura e património cultural;

- Educação, pedagogia, ensino superior (formação de professores);

- Língua e civilização francesa, línguas estrangeiras e estudos europeus;

- Ciências da Saúde;

- Ciências ambientais;

- Tecnologias digitais.

Os candidatos portugueses devem enviar os seus documentos de candidatura por correio eletrónico para o seguinte endereço fee.portugal@campusfrance.org antes de 15 de Março de 2022.

Informações e candidaturas

Prémios “Matrículas de Mérito Professor Cotelo Neiva”


Ano Letivo 2022/2023

Aviso de Abertura


O Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o objetivo de reconhecer a qualidade e a propensão dos estudantes para a formação em Geologia na Universidade de Coimbra, instituiu os prémios "Matrículas de Mérito Professor Cotelo Neiva".

Descrição dos Prémios

Os Prémios Matrículas de Mérito Professor Cotelo Neiva distinguem os dois estudantes com a classificação mais elevada de ingresso ao 2.º Ciclo de Estudos (Mestrado em Geociências e Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas), no ano letivo 2022/2023 da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, homenageando o geólogo e cientista Professor Cotelo Neiva.

Destinatários

São candidatos aos Prémios Matrículas de Mérito Professor Cotelo Neiva os estudantes que ingressem pela primeira vez no 2.º ciclo de estudos (Mestrado em Geociências e Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas) do DCT-FCTUC, no ano letivo 2022/2023.

Prémios

1.º Prémio – Pagamento da propina anual ao estudante colocado com a classificação mais elevada no ano letivo 2022/2023;

2.º Prémio - Pagamento de metade da propina anual ao estudante colocado com a 2ª classificação mais elevada no ano letivo 2022/2023;


As normas e princípios gerais de atribuição dos dois prémios, indexados ao valor da propina anual da Universidade de Coimbra, encontram-se disponíveis aqui.

Vencedores de anteriores edições:

Vencedores da edição 2020/2021:



1.º - Ionela Ursachi;

2.º - Carolina Mouchinho Nunes; Francisca Teixeira Prazeres (Ex aequo).



Vencedores da edição 2021/2022:



1.º - Bárbara Martins da Costa

2.º - José Lourenço Mendonça

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO