Projetos
Financiamento Competitivo
Referência: | PTDC/CTA-GEO/0125/2021 | |
Título: | Projeto SAMEPA - Speleothems as magnetic, environmental and paleo-fire archives | |
Resumo: | ||
Membros da equipa, do DCT-FCTUC | Prof. Eric Font (IR) | |
Data de início e fim: | ||
Financiamento para a UC: | € 244.649 |
Referência: | MIT-EXPL/ACC/0023/2021 | |
Título: | Projeto SpeleoMag - Analyzing environmental and climate records in Portuguese speleothems using ultra-high sensitivity magnetic microscopy | |
Resumo: | ||
Membros da equipa, do DCT-FCTUC | Prof. Eric Font (IR) | |
Data de início e fim: | ||
Financiamento para a UC: | € 48.698 |
Referência: | PTDC/CTA-GEO/30381/2017 | |
Título: | Perigosidade marinha induzida por deslizamentos submarinos na margem Ibérica / MArine Geo-hazards InduCed by underwater LANDslides in the SW Iberian Margin (MAGICLAND) | |
Resumo: | ||
Membros da equipa, do DCT-FCTUC | Prof. Mário Quinta Ferreira e Prof. Pedro Proença e Cunha | |
Data de início e fim: | 01-01-2019 ~ 31-12-2022 | |
Financiamento para a UC: | € 239.165 |
Projeto CLIMATE@COA
Clima e adaptação humana durante o último Período Glacial na região do Vale do Côa (Portugal).
Projecto financiado pela FCT.
Para mais informações consultar, https://climatecoa.com/.
Projeto SUGERE
VISÃO GERAL DO PROJETO
Razão:
Implementar cinco cursos de Mineração / Geologia com foco no Desenvolvimento Econômico Local. Os países alvo são: Cabo Verde, Angola e Moçambique. Os Parceiros da UE são as Universidades de Coimbra, Salamanca e Torino e um Centro de Investigação (CES, PT). Objetivos científicos: (i) Aumentar a compreensão dos fatores geocientíficos que afetam o meio ambiente global, a fim de melhorar as condições de vida humana; (ii) Desenvolver métodos mais eficazes para encontrar e explorar de forma sustentável os recursos naturais de minerais, energia e águas subterrâneas (ii) Aumentar a compreensão dos processos geológicos e conceitos de importância global, incluindo uma ênfase em questões socialmente relevantes, (iii) Melhorar os padrões, métodos e técnicas de realização de pesquisas geológicas. Segue as recomendações da Agenda 2063 da UA e dos ODS da ONU: (1), (4), (5), (6), (7) e (17).
Saídas:
Três cursos de Licenciatura (Geologia, Engenharia Geológica e Engenharia de Minas), um de Mestrado (Geologia) e um de Doutoramento (Geologia) envolvendo a formação de pelo menos 40 professores e 250 alunos em dois anos de cursos em curso. Serão preparados materiais bibliográficos e ministrados diversos cursos online. Os cursos serão alinhados com as recomendações de Bolonha.
Impacto:
Abordar a enorme lacuna em termos de infraestrutura necessária e recursos humanos essenciais em todos os níveis para realizar plenamente os benefícios potenciais que adviriam do uso sustentável de recursos minerais e para garantir benefícios locais combatendo as causas profundas da pobreza, alavancando crescimento e desenvolvimento e busca de financiamento sustentável. Facilitar a comunicação e o intercâmbio entre cientistas, reunindo interesses complementares de modo a melhorar os padrões, métodos e técnicas para a realização de pesquisas em geociências, incluindo a transferência de conhecimento fundamental e aplicado entre os parceiros colaboradores. A parceria traz uma nova atitude em relação à exploração dos recursos naturais na África.
Projeto SURGE
Foi aprovado o projeto SURGE.CPLP ao abrigo dos Programas Estratégicos de Cooperação do Instituto Camões. É constituído por um conjunto de atividades destinadas a apoiar a implementação e harmonização de programas de ensino superior globalmente competitivos no domínio das Geociências. O projeto promove a reorganização e a criação de novos curricula e na formação de docentes e discentes, concorrendo para a melhoria das condições ambientais, para a gestão sustentável dos recursos naturais e para o desenvolvimento local nos países alvo. As instituições envolvidas são o DCT-FCTUC, tendo como Coordenador do projeto (Prof. Nelson Rodrigues), a Universidade Nacional de Timor-Leste, a Universidade do Lúrio (Moçambique) e a Universidade Katyavala Bwila (Angola) enquanto instituições parceiras beneficiárias
Grupo de Geociencias José Bonifácio d’ Andrada e Silva
O Grupo de Escolas de Geociências vem dar continuidade ao Acordo de cooperação entre Instituições de Ensino Superior dos Países Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no que toca à “(…) cooperação entre instituições de ensino superior mediante atividades de apoio à educação e cultura, à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico”.
Objetiva consolidar a relevância mundial das Geociências como pilar fundamental para a sociedade do conhecimento, para a valorização dos recursos e da geodiversidade, assim como para a criação de soluções tecnologicamente desenvolvidas e sustentáveis.
Esta parceria adota a designação “Grupo de Escolas de Geociências José Bonifácio d’Andrada e Silva”, em homenagem à primeira cátedra específica em “Geologia e Minas”, na Universidade de Coimbra, criada por carta régia, a dezoito de maio de 1801, atribuída ao Professor José Bonifácio d’Andrada e Silva.
Instituições Parceiras
![]() |
| ![]() |
| ![]() |
| ![]() |
![]() |
|
Departamento de Geologia (Faculdade de Ciências) e Departamento de Engenharia de Minas (Faculdade de Engenharia), Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola) | | Instituto Superior Politécnico Tundavala (Lubango, Angola) | | Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil) | | Laboratório de Geologia e Geo Engenharia de Petróleo (Progeologia), Núcleo de Petróleo e Gás (NUPEG), Universidade Federal de Sergipe (Sergipe, Brasil) | Universidade Federal do Acre (Rio Branco, Acre, Brasil) | |
| | | | | | | ||
![]() |
| ![]() |
| ![]() |
| ![]() |
||
Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde (Cidade da Praia, Cabo Verde) | | Departamento de Geologia da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique) | | Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal) | | Instituto do Petróleo e Geologia (Díli, Timor-Leste) |
Âmbito das Atividades
Investigação, Desenvolvimento e Inovação |
|
Ensino e Formação |
|
Capacitação Institucional |
---|---|---|---|---|
Discussão estratégica: Desenvolvimento e inovação científica; Articulação empresas e organismos nacionais/internacionais Cooperação entre grupos científicos: Artigos científicos; livros; atas; Transferência de conhecimento Partilha de recursos: Bibliográficos; cartográficos; recursos laboratoriais e outros Internacionalização: Cooperação internacional; Revalidação de competências |
Estimular o intercâmbio de experiências: Científico-pedagógicas; Planos curriculares pré e pós-graduados Acreditação da qualidade do ensino: Interinstitucional; multidisciplinar; Ciclos de estudos pré e pós graduados; Revalidação de competências Internacionalização: Summer courses; Mobilidade in/out de estudantes e docentes; Cooperação de unidades de I&D; Atração e acolhimento de investigadores Ensino e Desenvolvimento Pedagógico: Avanços tecnológicos: novos canais de comunicação |
Referencial interinstitucional: Parcerias; Contributos mútuos Divulgação: Congressos científicos; Seminários; Workshops; Eventos culturais Sustentabilidade: Candidaturas conjuntas; Recursos extern |