Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

ID
 
ID


INFORMAÇÕES GERAIS

VÍDEO DE APRESENTAÇÃO

PLANO DO CURSO


Nome do curso
Mestrado em Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas
Tipo2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada
Classificação atribuída
Mestre
Coordenação do curso
Prof. Doutor Jorge Varanda (jorge.varanda@uc.pt)
Coordenador da mobilidade
Profª Doutora Manuela Alvarez (alvarez@antrop.uc.pt)
ObjetivosA comunidade científica é unânime em afirmar que o impacto das alterações climáticas coloca em risco a vida na Terra. A Antropologia é a disciplina-chave para melhor compreender e pensar soluções integradas e inclusivas a estes desafios, pois na sua matriz privilegia a atenção à relação humano(s)-ambiente(s) em vários contextos do globo, desenvolvendo abordagens holísticas e interdisciplinares.
O mestrado “Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas”, direcionado para o estudo do(s) futuro(s) globais de humano(s) e não-humanos(s) é uma oferta de formação avançada, conducente a um pensamento crítico sobre a íntima inter-relação entre a transformações socio-económico-político globais e alterações climáticas.
Por se materializar no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra este mestrado favorece reflexões inter e multidisciplinares inovadoras sobre as relações multi-espécies e o natural/natureza.
O mestrado formará especialista dotados de ferramentas analíticas e metodológicas que lhes permitam propor estratégias de desenvolvimento inovadoras conducentes a sociedades inclusivas e justas contribuindo, em paralelo, também para a salvaguarda da biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas.
Duração4 semestres
ECTS120
Saídas profissionais
O Mestrado confere formação científica que permite aos alunos a prestação de serviços em varias entidades a nível nacional e internacional. No campo nacional: Técnicos superiores em organismos Nacionais do Estado; Técnicos Superiores em câmaras municipais ou outros organismos regionais do Estado; Técnicos superiores em empresas com áreas de responsabilidade ambiental e social; Instituições de Ensino Superior e/ou Laboratórios e/ou centros de Investigação para a persecução da formação ou investigação. Peritos nacionais e internacionais em temas relacionados com ambiente, saúde e urbanização, cultura, património ou Religiosidade; Técnicos ou Peritos em Organizações da Sociedade Civil (Fundações ou Organizações não-governamentais). A nível internacional: Organizações da Sociedade Civil (Fundações ou Organizações não-governamentais), Agências internacionais, Centros de investigação internacionais
Numerus clausus
20
Condições de ingresso
Podem candidatar-se os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Antropologia ou outros cursos de Ciências Sociais, Artes e Humanidades, da área da Saúde e Proteção Social, Direito, Ciências Económicas, cursos de Ciências Biológicas ou Ecologia.
Mais informação
Website da UC