Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO


Banner

ID
 

INFORMAÇÕES GERAIS

PLANO DO CURSO

DISSERTAÇÕES APRESENTADAS

   

O recém criado mestrado em Antropologia Forense surgiu na sequência da solicitação dos estudantes. Após oito edições bem sucedidas do curso de pós-graduação,  o mestrado vem dar a oportunidade aos que querem ir mais longe nesta ciência forense de fazer investigação em antropologia forense.  Este curso é também caracterizado pela sua natureza interdisciplinar e cooperação com a realidade da Medicina Legal, especificamente com o INMLCF,IP. É o primeiro curso nesta temática em Portugal e um dos poucos existentes na Europa.

 
Nome do cursoMestrado em Antropologia Forense
Coordenador do cursoProfª Doutora Teresa Ferreira (mferreira@uc.pt)
Coordenador da mobilidadeProfª Doutora Manuela Alvarez (alvarez@antrop.uc.pt)
Classificação atribuída
Mestre
ObjectivosPretende-se que os estudantes adquiram:
1. Competências instrumentais, e.g., competências em: análise e síntese; organização e planificação; comunicação oral e escrita; utilização de ferramentas informáticas no âmbito do estudo; gestão da informação, capacidade de decisão e ainda resolução de problemas.
2. Competências pessoais e interpessoais, e.g., competências em: trabalho de grupo e em equipas interdisciplinares; trabalho num contexto internacional; raciocínio crítico e entendimento da linguagem de especialistas.
3. Competências sistémicas, e.g., competências em: aprendizagem autónoma; investigação; adaptabilidade a novas situações; aplicação prática dos conhecimentos teóricos; planeamento e gestão; autocrítica e auto-avaliação. Pretende-se ainda estimular a criatividade, liderança, espírito de iniciativa e empreendedorismo, preocupação com o rigor e a qualidade.
Duração2 anos
ECTS120
Saídas Profissionais Técnicos de Antropologia Forense; Peritos; integração em equipas internacionais de desastres em massa e crimes contra a humanidade; ensino; consultadoria; escavação de restos humanos.
Numerus clausus25
Destinatários e condições de ingresso Especificamente, podem candidatar-se os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Antropologia, Biologia, Bioquímica, Medicina, Medicina dentária, outras Ciências Biológicas e Ciências Sociais e Humanas.
Mais informação
Website da UC