Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

BannerID

INFORMAÇÕES GERAIS

    PLANO DO    CURSO

VÍDEO DE APRESENTAÇÃO

DISSERTAÇÕES CONCLUÍDAS


DATAS DE DEFESAS DE DISSERTAÇÕES



O Mestrado em Ecologia oferece uma formação especializada, inter e multidisciplinar em diferentes áreas da Ecologia e Ciências Ambientais. Forma profissionais altamente qualificados com perfil vocacionado para o mercado de trabalho na área do Ambiente – e.g. biomonitorização ambiental, conservação de espécies e áreas protegidas, recuperação de habitats degradados - ou com perfil vocacionado para Investigação Fundamental e Aplicada em sistemas terrestres, de água doce e marinhos.

Nome do curso Mestrado em Ecologia
Tipo 2º ciclo
Classificação atribuída Mestre
Coordenadores do curso

Prof. Doutor Ruben Heleno (rheleno@uc.pt)

Prof. Doutor Rui Ribeiro (rui.ribeiro@zoo.uc.pt)

Coordenador da mobilidade
Prof. Doutor António Coutinho (cafe@bot.uc.pt)
Objectivos O Mestrado em Ecologia tem como objectivo oferecer uma formação especializada, inter e multidisciplinar, a um nível avançado em diferentes áreas da Ecologia e Ciências Ambientais. A formação científica e técnica adquirida neste Mestrado é fundamental para compreender o funcionamento dos ecossistemas e os efeitos dos principais tipos de pressões ambientais ao nível dos sistemas biológicos. Pretende-se formar profissionais altamente qualificados com perfil vocacionado para o mercado de trabalho na área de Ambiente, incluindo a biomonitorização ambiental (áreas pública e privada) ou com perfil vocacionado para Investigação fundamental e aplicada.
Duração 4 semestres
ECTS120
Numerus clausus25
Condições de ingresso Licenciatura em Biologia ou em áreas afins em formato Bolonha ou pré-Bolonha ou Bacharelato equivalente a 180 ECTS. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia podem também candidatar-se.
Mais informação
Website da UC
  

SUGESTÕES PARA TEMAS DE MESTRADOS 2020-2022

CONSULTAR AQUI

PROCURA DO CURSO


      201720182019
Número de vagas252525
Número de candidatos484129
Número de colocados473929
Números de inscritos pela 1ª vez343224
Nota do último colocado (/20)13,33312,48712,167
Nota média de entrada (/20)14,99114,74614,998


EMPREGABILIDADE

Dados sobre emprego dos diplomados do ciclo de estudos (estatísticas da DGEEC ou estatísticas e estudos próprios, com indicação do ano e fonte de informação)

A taxa de respostas dos inquiridos (dados FCTUC: número de inquiridos obtido do Nónio) é reduzida (19%-24%); verifica-se que os mestres que obtiveram o primeiro emprego ou que prosseguiram estudos foi em sectores de atividade relacionados com a área do ciclo de estudos. As taxas de emprego constantes dos inquéritos foram de 80% (2015/2016) e 34% (2016/2017) . De acordo com a DGEEC, em Dezembro de 2018, não há registo de desempregados registados com o Mestrado Ecologia.

De acordo com as informações conseguidas através dos orientadores, cerca de 60% dos alunos (22 alunos, 2016- 2018) estão a desenvolver trabalho como bolseiros ou a realizar doutoramento na área da ecologia.

INSTITUIÇÕES MAIS ENVOLVIDAS

CEFMARECatedra 
  

 
Poster